Formação em Psicologia: avaliando habilidades sociais profissionais em universitários
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.2706Palavras-chave:
Universidade, Psicologia, Educação, Habilidades sociaisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o repertório de Habilidades Sociais Profissionais (HSP) dos alunos concluintes de cursos de Psicologia de Universidades do Maranhão. Setenta e oito estudantes, matriculados no último ano da graduação, responderam a um protocolo de caracterização individual e um questionário de Habilidades Sociais Profissionais do Psicólogo. Os resultados indicam que os alunos da amostra apresentam um elaborado repertório de HSP, apesar déficits terem sido identificados; e também que tal repertório se correlaciona de maneira positiva, fraca e significativa com idade. Evidencia-se a necessidade de treino e desenvolvimento de tais habilidades de modo transversal no currículo da graduação.
Referências
BANDEIRA, M. et al. Habilidades interpessoais na atuação do psicólogo. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 139-149, jan./jun. 2006. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/psicologia/article/viewFile/5710/4151. Acesso em: mar. 2015.
BAUTH, M. F.; RIOS, A. C.; LIMA, D. C.; RESENDE, K. I. D. S. Social skills of beginner and senior undergraduates evaluation. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 12, n. 1, p. 104-123, jan. 2019. doi: https:///doi.org/10.4013/ctc.2019.121.05
BOTELHO, R. P. Descrição das habilidades sociais de alunos em estágio supervisionado em Psicologia Escola/Educacional. 2015. Trabalho Acadêmico (Monografia de conclusão de curso de Psicologia) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
BOTOMÉ, S. P. A quem, nós psicólogos, servimos de fato?. In: YAMAMOTO, O. H.; COSTA, A. L. F. (Eds.). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010. p. 169-202.
CARNEIRO, A. A.; TEIXEIRA, C. M. Avaliação de habilidades sociais em alunos de graduação em psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Psicologia: Ensino & Formação, Brasília, v. 02, n. 01, p. 43-56, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S2177-20612011000100005&script=sci_arttext. Acesso em: fev. 2015.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (2003). No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento em habilidades sociais com universitários. Estudos de Psicologia (Natal), v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n3/19963.pdf. Acesso em: abr. 2015.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Relações interpessoais e habilidades sociais no ambiente de trabalho. 2006. Disponível em: http://www.rihs.ufscar.br Acesso em: abr. 2015.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais. Petropóles: Vozes, 2013.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 11 Ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 231p.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999. 208p.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005. 280p.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P.; BARRETO, M. C. Habilidades sociales en la formación profesional del psicólogo: análisis de un programa de intervención. Psicología Conductual, Granada, v. 7, n. 1, p. 27-47, 1999. Disponível em: http://www.funveca.org/revista/PDFespanol/1999/art02.1.07.pdf. Acesso em: abr. 2015.
DEL PRETTE, Z. A.; DEL PRETTE, A.; BARRETO, M. C. M.; BANDEIRA, M.; RIOS-SALDAÑA, M. R.; ULIAN, A. L. A. O.; GERK-CARNEIRO, E.; FALCONE, E. M. de O.; VILLA, M. B. Habilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntrico. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 3, p. 341-350, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v17n3/a07v17n3. Acesso em: jun. 2020.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P.; CASTELO BRANCO, U. V. Competência social na formação do psicólogo. Paidéia: Cadernos de Educação, Ribeirão Preto, n. 2, p. 40-50, fev./jul.1992. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/n2/05.pdf Acesso em: jul. 2015.
GIL, A.C. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4.ed., 2017.
GOULART Jr., E.; CAMARGO, M. L.; MOREIRA, M. C. Habilidades Sociais Profissionais: produção científica nacional e relevância do tema para a saúde dos trabalhadores. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, pp. 41-50, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/39967 Acesso em: jun. 2020.
KIENEN, N.; KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia, v. 21, n. 4, p. 481-494, 2013. Disponível em: http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/43611 Acesso em: mai. 2015.
KUBO, O. M.; BOTOMÉ, S. P. A transformação do conhecimento em comportamentos profissionais na formação do psicólogo: as possibilidades das diretrizes curriculares. In: BRANDÃO, M. Z. S.; CONTE, F. C. S.; BRANDÃO, F. S.; INGERMAN, Y. K.; MOURA, Y. K., C. B.; SILVA, V. M.; OLIANE, S. M. (Eds.). Sobre Comportamento e Cognição (vol. 11). Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2003. p. 483-496.
MAGALHÃES, P. P.; MURTA, S. G. Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental. Temas em Psicologia da SBP, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 28-37, 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v11n1/v11n1a04.pdf. Acesso em: mar. 2015.
MANOLIO, C. L.; FERREIRA, B. C. O campo das Habilidades Sociais no Brasil: entrevista com Almir e Zilda Del Prette. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 537-550, 2011. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v11n2/artigos/html/v11n2a12.html. Acesso em: mar. 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Resolução nº 5, de 15 de Março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF, mar. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&Itemid=30192. Acesso em: nov. 2016.
MENKES, C. Novas demandas do contexto profissional: as habilidades sociais profissionais. Revista Psicologia em Destaque, ano 1, n. 1, p. 71-74, 2011.
MOURÃO, L.; PUENTE-PALACIOS, K. E. Formação profissional. In Borges-Andrade, J. E.; Abbad, G. S.; Mourão, L. (Eds.). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 41-64.
NENO, S.; TOURINHO, E. Z. Dizer “eu te amo’’ também é ser assertivo. In: CONTE, F. C. S.; BRANDÃO, M. Z. S. (Orgs.). Falo? ou não falo?: expressando sentimentos e comunicando ideias. 2 Ed. Londrina: Mecenas, 2007. p. 61-70.
NETO, F. L.; SAVOIA, M. G. Dificuldades na expressão de opiniões e sentimentos. Quem não se expressa fica doente? In: CONTE, F. C. S.; BRANDÃO, M. Z. S. (Orgs.). Falo? ou não falo?: expressando sentimentos e comunicando ideias. 2 Ed. Londrina: Mecenas, 2007. p. 175-180.
PEREIRA, C. S.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais de trabalhadores com e sem deficiência física. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 339-346, jul./set. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n3/a07v25n3.pdf. Acesso em: ago. 2015.
PEREIRA, A. S.; WAGNER, M. F.; OLIVEIRA, M. da S. Déficits em habilidades sociais e ansiedade social: avaliação de estudantes de Psicologia. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 38, p. 113-122, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200010 Acesso em: jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os conteúdos publicados na Revista são de responsabilidade de seus autores. Os autores não serão remunerados pela publicação de seus trabalhos. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.