The female civil engineers on teaching: a case study in UDESC

Luisa Pereira Manske, Myrrena Inácio

Abstract


Despite the increase of female participation in engineering, teaching is still a field of masculine majority. This study aims to investigate the participation of women on Civil Engineering teaching through the case study of the Civil Engineering Department (DEC) of Santa Catarina State University (UDESC), Joinville Campus. The gender distribution of the faculties of Civil, Electrical, Mechanical and Manufacturing Engineering was analyzed, as well as the profile of DEC’s civil engineers. It was found that the Civil Engineering major stands out in terms of female participation in teaching compared to literature and the three other engineering majors of the Center of Technological Sciences (CCT). Two of these other majors, Electrical and Mechanical Engineering still have a female participation of less than 10% of its faculty. DEC presents an active participation of women in Integral Dedication and administrative activities, besides a decrease of the masculine participation in the same activities. Nevertheless, it’s argued that teaching needs to be seen as an opportunity of work for civil engineers, both men and women. With that, a better equity in the gender relations can occur, in a way that the female occupation on these workspaces do not be made possible just due to men’s disinterest, culminating in another gender inequality space.


Keywords


Teaching; Civil Engineering; Female participation

References


BACKES, Vanessa Ferreira; THOMAZ, Jean Rodrigo; SILVA, Fabiane Ferreira da. Mulheres docentes no Ensino Superior: Problematizando questões de gênero na Universidade Federal do Pampa. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, Inhumas, v. 9, n. 2, p. 166-181, 2016. Disponível em: http://www.cadernosets.com.br/index.php/cadernosets/article/view/354. Acesso em: 08 fev. 2017.

BAHIA, Mônica M.; LAUDARES, João B. A participação da mulher em áreas específicas da engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais eletrônicos. Blumenau, 2011. p. 1 - 9. Disponível em: http://198.136.59.239/~abengeorg/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1619.pdf. Acesso em: 25 jul. 2017.

CABRAL, Carla Giovana. O conhecimento dialogicamente situado: consciência crítica de ciência, tecnologia e gênero. In: SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO, 7., 2006, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006. p. 1 - 8. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/C/Carla_Cabral_25.pdf. Acesso em: 02 mar. 2017.

CABRAL, Carla Giovana. Pioneiras na engenharia. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GÊNERO, 8., 2010, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, 2010. p. 1 - 13. Disponível em: http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/eventos/cictg/conteudo_cd/E2_Pioneiras_na_Engenharia.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017.

CABRAL, Carla Giovana; OLIVEIRA, Angélica Genuíno de. Igualdade de gênero em ciência e tecnologia como indicador para um desenvolvimento social. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 4., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, 2011. p. 1 - 10. Disponível em: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt021-igualdadede.pdf. Acesso em: 22 fev. 2017.

CARDOSO, Ana Flávia Carvalho; SANTOS, José Vitor Palhares dos; NASCIMENTO, Lucas Casale do; PAULA, Agatha Cruz de; FIGUEIREDO, Vanessa Chaves de. Trabalho e gênero: a opinião masculina sobre a inserção da mulher no setor da construção civil. In: ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro, 2014. p. 1 - 12. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_EOR1812.pdf. Acesso em: 25 jul. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA – CONFEA. Estatísticas do SIC – ano 2016. Disponível em: http://ws.confea.org.br:8080/EstatisticaSic/. Acesso em: 08 out. 2017.

LAUDARES, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais eletrônicos. Caxambu, 2010. p. 1 - 11. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos em PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 24 jul. 2017.

LOMBARDI, Maria Rosa. Engenheiras brasileiras: inserção e limites de gênero no campo profissional. Cadernos de pesquisa, v. 36, n. 127, p. 173-202, 2006.

LOMBARDI, Maria Rosa. Carreiras de engenheiras em pesquisa científica e tecnológica: conquistas e desafios. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 41, n. 144, p.886-903, set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n144/v41n144a13.pdf. Acesso em: 12 set. 2017.

LOMBARDI, Maria Rosa. Engenheiras na construção civil: a feminização possível e a discriminação de gênero. Cadernos de Pesquisa, [s.l], v. 47, n. 163, p.122-146, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n163/1980-5314-cp-47-163-00122.pdf. Acesso em: 24 jul. 2017.

LOPES, Ana Carolina Carneiro. A presença feminina no corpo docente dos cursos de engenharia das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Ensino de Ciências, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/382. Acesso em: 26 abr. 2018.

LOPES, Ana Carolina Carneiro; CAVALARI, Mariana Feiteiro. A participação feminina no corpo docente dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica das instituições precursoras da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 14., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte, 2014. p. 1 – 9. Disponível em: http://www.14snhct.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1611. Acesso em: 13 abr. 2018.

MANSKE, Luisa Pereira. Relações de Gênero e a Participação das Engenheiras Civis na Docência: Um estudo de caso na UDESC – Campus Joinville/SC. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharelado em Engenharia Civil, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2017.

SALVADOR, Sileide France Turan. Gênero na Engenharia: O corpo docente em Curitiba/PR. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/189. Acesso em: 12 set. 2017.

STANCKI, Nanci. Divisão sexual do trabalho: a sua constante reprodução. In: CICLO DE DEBATES EM ECONOMIA INDUSTRIAL, TRABALHO E TECNOLOGIA, 1., 2003, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo: Puc-sp, 200. p. 1 - 12. Disponível em: http://www.pucsp.br/eitt/downloads/eitt2003_nancistancki.pdf. Acesso em: 24 jul. 2017.

TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins; FREITAS, Marcel de Almeida. Mulheres na docência do Ensino Superior em cursos de Física. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 329-340, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28029/15436. Acesso em: 23 fev. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Corpo docente do Departamento de Engenharia Civil. 2017a. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/departamentos/dec/corpo_docente.php. Acesso em: 18 mai. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Corpo docente do Departamento de Engenharia Elétrica. 2017b. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/departamentos/dee/corpo_docente.php. Acesso em: 18 mai. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Corpo docente do Departamento de Engenharia Mecânica. 2017c. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/departamentos/dem/corpo_docente.php. Acesso em: 18 mai. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Corpo docente do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. 2017d. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/portal/departamentos/deps/corpo_docente.php. Acesso em: 18 mai. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Plano de Trabalho Individual – Efetivos. 2017e. Disponível em: http://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/161/cct_2017.1_eng_civil_efetivos1.pdf. Acesso em: 08 out. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Plano de Trabalho Individual – Substitutos. 2017f. Disponível em: http://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/161/cct_2017.1_eng_civil_substitutos1.pdf. Acesso em: 08 out. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Professor Efetivo, Substituto e Visitante. 2017g. Disponível em: http://www.cead.udesc.br/?id=354. Acesso em: 08 out. 2017.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Resolução nº 019/2011 – CONSEPE: Regulamenta a constituição e o funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação da UDESC. Florianópolis, ago. 2011. Disponível em: http://www.secon.udesc.br/consepe/resol/2011/019-2011-cpe.pdf. Acesso em: 26 out. 2017.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.2682

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png