Percepções dos estudantes sobre o uso das metodologias ativas na disciplina Terapia Nutricional da Gestação à Adolescência do curso de Nutrição de uma Universidade em Curitiba-PR

Cyntia Erthal Leinig

Resumen


As demandas da sociedade moderna exigem uma educação transformadora. Profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar adequadamente em equipes é fundamental, o que requer a utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Um aspecto desafiador na aplicação dessas metodologias diz respeito ao estudante, pois este nem sempre está preparado para a mudança e há dúvidas sobre a efetividade do aprendizado numa ótica distante da tradicional. Assim, este artigo tem por objetivo avaliar as percepções dos estudantes sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem numa disciplina da área clínica do curso de graduação em Nutrição de uma Universidade de Curitiba. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto do uso de metodologias ativas numa disciplina ministrada no quinto período do Curso de Nutrição e ocorrida no primeiro semestre de 2017. Foi fundamentado em questionários realizados pelos estudantes em dois momentos, no meio e ao final da disciplina. As questões buscaram levantar percepções dos estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem, compreendendo o perfil do estudante enquanto componente de equipes; o esforço do estudante em relação ao processo; pontos positivos e negativos do método e sua relação com a prática. A turma em questão tinha 43 estudantes, sendo 86% mulheres. Pela análise dos relatos, observa-se que os estudantes fizeram uma avaliação positiva do método, principalmente no foco específico da interação e do compartilhamento do conhecimento entre os pares. Além disso, foi evidenciado que a essencialidade do método diz respeito ao estímulo da autonomia do estudante, o que é componente fundamental para um aprendizado significativo e duradouro.


Palabras clave


Estudantes; Aprendizagem; Métodos

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2591

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e-ISSN: 2447-3944

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