Conhecimento de alunos brasileiros de Ensino Superior sobre plágio acadêmico

Mayck Silva Barbosa, Silveny Meiga Alves Vieira, Daniela Rocha Rafael

Resumen


O presente estudo visa analisar publicações que mostram o conhecimento de estudantes brasileiros de ensino superior sobre plágio, demonstrando o papel das instituições de ensino superior frente ao plágio acadêmico. Essa problemática surge com a globalização da rede mundial de computadores e a facilidade de acesso à informação. Trata-se de um estudo bibliográfico-descritivo, em que utilizou-se as bases de dados Scielo e Periódico CAPES para seleção das publicações. O tipo de estudo, população amostral, ferramenta de coleta de dados, questões empregadas nos questionários e resultados mais relevantes constituíram as variantes meditadas. A partir da análise, observou-se que existe uma maior similaridade de dados entre os artigos. Além disso, a maior parte dos estudantes demonstra não ter conhecimento suficiente sobre o tema e a lei que o rege, e que a Internet é a ferramenta mais usada para fazer trabalhos acadêmicos. Portanto, as informações aqui reunidas podem suscitar novos estudos a fim de elucidar a realidade desse tipo de infração nas instituições de ensino no Brasil.


Palabras clave


Plágio; Direitos autorais; Ensino Superior; Brasil

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2567

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e-ISSN: 2447-3944

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