Estudo de caso sobre o uso de dinâmicas para o ensino de ferramentas da qualidade para engenharia

Renata Miliani Martinez, Edgard Robles Tardelli

Resumen


O ensino superior em engenharia é voltado ao desenvolvimento de jovens e adultos para atuação em ambientes empresariais que requerem habilidades sociais como o trabalho em equipe e o raciocínio lógico. Para tanto, as metodologias ativas de ensino podem facilitar a aprendizagem de conteúdos teóricos densos e promover sua conexão com a prática, principalmente para o ensino andragógico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia ativa de ensino adaptada do método PBL (Problem-Based Learning), conhecida como jogos empresariais, durante a disciplina de processos gerenciais e gestão da qualidade para o curso de Engenharia Química. As aulas foram divididas em uma parte teórica e outra prática orientada para o desenvolvimento de um produto em uma produção simulada em sala de aula, em três lotes produtivos. Os alunos, divididos em grupos, foram responsáveis pela coleta de dados, análise e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade em seus processos, visando a entrega de um dossiê escrito ao final da disciplina e a realização de avaliações individuais. Os resultados indicaram a viabilidade na aplicação da metodologia, verificada pelo engajamento dos alunos na participação das atividades propostas. Os alunos também indicaram que a metodologia foi interessante e auxiliou no processo de aprendizado em grupo, também confirmado pelo bom rendimento da turma nas avaliações individuais. Este trabalho contribui para a reprodutibilidade no uso dessa metodologia para disciplinas de engenharia e sustenta os benefícios na exploração de metodologias ativas de ensino.


Palabras clave


Engenharia; Metodologias ativas de ensino; Aprendizado

Referencias


ALTHOFF, T.; COLZANI, T. A.; SEIBEL, S. A dinâmica da montadora de canetas – uma simulação baseada em jogos de empresas no ensino da engenharia de produção. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. Salvador, BA, Brasil, 2009.

BATISTA, C. S.; OLIVEIRA, F. L.; NASCIMENTO, E. V. Proposta de um jogo didático de gestão da produção. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DYM, C. L.; AGOGINO, A. M.; ERIS, O.; FREY, D. D.; LEIFER, L. J. Engineering Design Thinking, Teaching, and Learning. Journal of Engineering Education, v. 94, n. 1, p. 103- 120, 2013.

FRANCO, D. S.; SEIBERT, A. Z. A importância da empresa júnior para uma aprendizagem andragógica. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 59-78, Out.-Dez., 2017.

FRANK, M.; LAVY, I.; ELATA, D. Implementing the Project-Based Learning Approach in an Academic Engineering Course. International Journal of Technology and Design Education, v. 13, p. 273–288, 2003.

FREITAS, W. R. S.; JABOUR, C. J. C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.

GRAMIGNA, M. R. M. Jogos de Empresa. São Paulo, Makron Books, 1993.

HOSSEINZADEH, N.; HESAMZADEH, M. R. Application of Project-Based Learning (PBL) to the Teaching of Electrical Power Systems Engineering. IEEE Transactions on education, v. 55, n. 4, 2012.

LACRUZ, J. A. Jogos de empresas: considerações teóricas. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo, V 11, n 4, 2004.

LEE, S.; HARRISON, M. C.; PELL, G.; ROBINSON, C. L. Predicting performance of first year engineering students and the importance of assessment tools therein. Engineering Education, v. 3, n. 1, p. 44-51, 2008.

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PRINCE, M. J.; FELDER, R. M. Inductive Teaching and Learning Methods: Definitions, Comparisons, and Research Bases. Journal of Engineering Education, v. 95, n. 2, 2013.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: Contribuições para a Educação Gerencial. São Paulo, FEA-USP, Tese de Doutorado, 1995.

SLACK, N.; STUART, C.; ROBERT J. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

XAVIER, A. F. A.; XAVIER, P. O. C. Laboratório de cálculo: aprendizagem baseada em jogos nas disciplinas de exatas. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 4, p. 7-22, Out.-Dez., 2017.

YADAV, A.; SUBEDI, D.; LUNDEBERG, M. A.; BUNTING, C. F. Problem‐based Learning: Influence on Students’ Learning in an Electrical Engineering Course. American Society for Engineering Education, v. 100, n. 2, p. 253 - 280, 2011.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i3.2387

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png