A importância da Empresa Júnior para uma aprendizagem andragógica

Autores

  • David Silva Franco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andressa Zorzo Seibert Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2113

Palavras-chave:

Andragogia, Aprendizagem, Administração, Metodologias de ensino

Resumo

A andragogia é uma forma de ensino e aprendizagem voltada inicialmente para o público adulto e seus pressupostos são orientados a proporcionar maior autonomia e participação deste público em sua aprendizagem. Pode ser considerada uma contraposição à vertente pedagógica tradicional, a qual abrange um formato metodológico, em sua essência, aplicada a crianças, mas tem seu modelo presente em diversas instituições de ensino superior, no qual o professor tem o papel central de tomada de decisões sobre como e o quê ensinar. O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir das percepções expostas por participantes de uma Empresa Júnior, de que forma a experiência de aprendizagem vivenciada pelos estudantes nessa organização pode se relacionar ou não com os princípios de uma aprendizagem andragógica. A partir da análise das seis entrevistas realizadas, foi constatado que a vivência na Empresa Júnior proporciona a seus membros uma maior autonomia quanto à sua aprendizagem, uma maior compreensão e aplicabilidade do curso, bem como um melhor proveito de sua bagagem de experiências particulares. Pretende-se, com este estudo, contribuir com reflexões a respeito das possibilidades de melhoria e desenvolvimento do processo formativo no ensino superior, especialmente no campo de ensino da Administração.

Biografia do Autor

  • David Silva Franco, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestre em Administração com doutorado em andamento em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
  • Andressa Zorzo Seibert, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduada em Administração. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos