Flexibilização do ensino de cálculo de esforços a partir do uso de protótipo e software em linguagem PHP em cursos de Engenharia

Autores

  • André Luiz de Lima Moraes Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Elaine Cristina Brito Pinheiro Instituto Federal do Amapá (IFAP) http://orcid.org/0000-0001-5459-3591
  • Marcos Danilo Costa de Almeida Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
  • Dênio Raman Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i3.1831

Palavras-chave:

Estruturas, Software, PHP

Resumo

Este projeto visa auxiliar o processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos a partir da flexibilidade do ensino tradicional com o uso de novas metodologias. Neste contexto, uma alternativa viável para melhorar esta compreensão é a utilização de software de linguagem de script open source de uso geral, que possibilitará ao discente concretizar o conhecimento acerca de cálculos de esforços em disciplinas de estruturas. Para tanto, o software é utilizado em conjunto com um protótipo que realiza a ruptura de tesouras na escala 1/10, conformadas com auxílio de resina poliéster e resíduos de madeira. Os alunos foram estimulados a realizar a ruptura destas estruturas (resina mais resíduo de madeira) a partir do uso do protótipo e, em seguida, a utilização do software para auxiliar a rotina de cálculo dos esforços envolvidos no ensaio. A avaliação do uso desta proposta aliada a tradicionais técnicas de ensino foi determinada a partir da análise de dados em dois momentos: após aula expositiva, com a aplicação de questionário avaliativo sobre o conteúdo ministrado; e após o uso do protótipo e software, com a aplicação de novo questionário. A partir do desenvolvimento do projeto pode-se perceber uma redução de 45% no percentual de estudantes que haviam obtido um coeficiente insuficiente nos questionários avaliativos, evidenciando que com esta metodologia aliada a tradicionais técnicas de ensino como a aula expositiva atuou como um mecanismo dinâmico e motivacional para a busca da aprendizagem pelos discentes.

Biografia do Autor

  • André Luiz de Lima Moraes, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
    Graduação em andamento em Engenharia Química
  • Elaine Cristina Brito Pinheiro, Instituto Federal do Amapá (IFAP)
    Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano
  • Marcos Danilo Costa de Almeida, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
    Mestre em Química, com doutorado em andamento em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
  • Dênio Raman Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Pós-doutor em Estruturas

Referências

AGUIAR, G. F. et al. Desenvolvimento de software no processo de ensino e aprendizagem na disciplina estatística. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Blumenau: UFSC, 2011.

CALLISTER JUNIOR, W. D. Ciência e engenharia dos materiais: ima introdução. LTC: Rio de Janeiro, 2002.

CANEVAROLO JUNIOR, S. V. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. Artliber Editora: São Paulo, 2002.

FONSECA, L. M. M.; GÓES, F. D. S. N.; FERECINI, G. M.; LEITE, A. M.; MELLO, D. F.; SCOCHI, C. G. S. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto & Contexto, v. 18, n. 3, p. 542-548, 2009.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

SANTOS, E. E.; DA LUZ, L. C. S. Didática do ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes, v. 1, n. 8, 2013.

TEIXEIRA, G. Aula expositiva: as técnicas de apresentação oral. 2009. Disponível em: < http://atitude-eventos-educaoecultura.blogspot.com.br/2009/03/aula-expositiva-as-tecnicas-de.html >. Acesso em: 05 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relato de experiência