Flexibilização do ensino de cálculo de esforços a partir do uso de protótipo e software em linguagem PHP em cursos de Engenharia

André Luiz de Lima Moraes, Elaine Cristina Brito Pinheiro, Marcos Danilo Costa de Almeida, Dênio Raman Carvalho de Oliveira

Resumo


Este projeto visa auxiliar o processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos a partir da flexibilidade do ensino tradicional com o uso de novas metodologias. Neste contexto, uma alternativa viável para melhorar esta compreensão é a utilização de software de linguagem de script open source de uso geral, que possibilitará ao discente concretizar o conhecimento acerca de cálculos de esforços em disciplinas de estruturas. Para tanto, o software é utilizado em conjunto com um protótipo que realiza a ruptura de tesouras na escala 1/10, conformadas com auxílio de resina poliéster e resíduos de madeira. Os alunos foram estimulados a realizar a ruptura destas estruturas (resina mais resíduo de madeira) a partir do uso do protótipo e, em seguida, a utilização do software para auxiliar a rotina de cálculo dos esforços envolvidos no ensaio. A avaliação do uso desta proposta aliada a tradicionais técnicas de ensino foi determinada a partir da análise de dados em dois momentos: após aula expositiva, com a aplicação de questionário avaliativo sobre o conteúdo ministrado; e após o uso do protótipo e software, com a aplicação de novo questionário. A partir do desenvolvimento do projeto pode-se perceber uma redução de 45% no percentual de estudantes que haviam obtido um coeficiente insuficiente nos questionários avaliativos, evidenciando que com esta metodologia aliada a tradicionais técnicas de ensino como a aula expositiva atuou como um mecanismo dinâmico e motivacional para a busca da aprendizagem pelos discentes.


Palavras-chave


Estruturas; Software; PHP

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AGUIAR, G. F. et al. Desenvolvimento de software no processo de ensino e aprendizagem na disciplina estatística. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Blumenau: UFSC, 2011.

CALLISTER JUNIOR, W. D. Ciência e engenharia dos materiais: ima introdução. LTC: Rio de Janeiro, 2002.

CANEVAROLO JUNIOR, S. V. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. Artliber Editora: São Paulo, 2002.

FONSECA, L. M. M.; GÓES, F. D. S. N.; FERECINI, G. M.; LEITE, A. M.; MELLO, D. F.; SCOCHI, C. G. S. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto & Contexto, v. 18, n. 3, p. 542-548, 2009.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

SANTOS, E. E.; DA LUZ, L. C. S. Didática do ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes, v. 1, n. 8, 2013.

TEIXEIRA, G. Aula expositiva: as técnicas de apresentação oral. 2009. Disponível em: < http://atitude-eventos-educaoecultura.blogspot.com.br/2009/03/aula-expositiva-as-tecnicas-de.html >. Acesso em: 05 jan. 2016.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i3.1831

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png