A construção da identidade docente por bacharéis no ensino superior

Autores

  • Catiane Raquel Sousa Fernandes Universidade Federal do Piauí (UFPI) http://orcid.org/0000-0003-3979-2730
  • Izabel Luíza Rodrigues de Sousa Viana Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
  • Aurilene de Macedo Alves Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
  • Luciana Soares Macedo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
  • Ana Maria Gomes de Sousa Martins Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Malvina Thais Pacheco Rodrigues Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p26-41

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência do ensino superior, Identidade docente

Resumo

O texto trata da construção da identidade docente correlacionando com os paradigmas sociais e a importância do ser docente e estar docente. O objetivo é verificar a importância da docência como atividade profissional por bacharéis no Ensino Superior. Trata-se de uma revisão bibliográfica pautada na realidade brasileira, que busca elencar a identidade do bacharel para docência do ensino superior. Os principais resultados foram a necessidade de uma política educacional que priorize a formação para o ensino de qualidade, do ser e estar do professor, a literatura evidenciou que os profissionais que estão na docência reconhecem que houve pouca instrução para sê-lo, porém apontam alguns entraves no processo educacional de formação de professores, e propõem algumas soluções, além de suscitar indagações acerca do perfil do bacharel professor.

Biografia do Autor

  • Catiane Raquel Sousa Fernandes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    Enfermeira. Especialista em Oncologia com mestrado em andamento em Saúde e Comunidade
  • Izabel Luíza Rodrigues de Sousa Viana, Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
    Enfermeira. Especialista em Docência do Ensino Superior.
  • Aurilene de Macedo Alves, Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
    Bióloga. Mestra em Ciências da Educação com doutorado em andamento em Saúde Pública
  • Luciana Soares Macedo, Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)
    Enfermeira. Mestra em Terapia Intensiva com doutorado em andamento em Saúde Pública
  • Ana Maria Gomes de Sousa Martins, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    Doutora em Educação
  • Malvina Thais Pacheco Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva

Referências

ANDRADE, M. S. Ensinante e aprendente: a construção da autoria de pensamento. Constr. psicopedag., v. 14, n. 11, 2006.

BECKER, F. Vigotski versus Piaget – ou sociointeracionismo e educação. In: BARBOSA, L. L. Formação de educadores: desafios e perspectiva. São Paulo: UNESP, 2007.

BEHRENS, M. A. Paradigma emergente e a prática pedagógica. São Paulo: Vozes, 2005.

BOCHESE, J. C. O professor e a construção de competências. In: ENRICONI, D.; STOBAUS, C. D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2016.

BRASIL. Decreto 5.786, de 24 de maio de 2006. Dispõe sobre os centros universitários e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2016.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio e educação profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p. 27-41, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1996(coleção). São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONI, D.; STOBAUS, C. D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NOVOA, A. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 285-317, 2016.

LOPES, A. (Org.). De uma escola a outra: temas para pensar a formação inicial de professores. Porto: Afrontamento, 2007.

LOURENÇO, C. D. S.; LIMA, M. C.; NARCISO, E. R. P. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em educação e administração? Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 3, 2016.

MOROSINI, M. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

NASCIMENTO, V. S. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 336-365, 2013.

NÓVOA, A. Os professores: um “novo” objecto da investigação educacional? In: _____ (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-17.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2007. p. 15-34.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 71-74.

VEIGA, I. P. Docência como atividade profissional. In: VEIGA, I. P.; D’ÁVILA C. M. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

Artigos