Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas
Abstract
Keywords
References
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os Estudantes Universitários Desenvolvimento Psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (Orgs.). Estudante Universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. p. 15-40.
APPLETON-KNAPP, S. L.; KRENTLER, K. A. Measuring student expectations and their effects on satisfaction: the importance of managing student expectations. Journal of Marketing Education, v. 28, p. 254-264, 2006.
ARCHER, E. R. Mito da motivação. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997. p. 23-46.
BARROS, A. S. X. Expansão da Educação Superior no Brasil: Limites e Possibilidades. Educação & Sociedade, v. 36, n. 131, p. 361-390, 2015.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C.; GALLI, L. C. L. A. Modelo de lealdade e retenção de alunos para instituições do ensino superior: um estudo teórico com base no marketing de relacionamento. Brazilian Business Review, v. 8, n. 2, p. 43-67, 2011.
CUNHA, P. R.; GOMES, G.; BECK, F. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em universidade públicas de Santa Catarina. Revista Contabilidade Vista e Revista, v. 27, n. 1, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, G.; DAGOSTINI, L. CUNHA, P. R. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do Paraná. ReFAE, v. 4, n. 2, p. 102-123, 2013.
IGUE, E. A.; BARIANI, I. C. D.; MILANESI, P. V. B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, v.13, n. 2, p. 155-164, 2008.
MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MENDONÇA, C. M. C.; SOUZA, T.; CAMPOS, D. F.; NÓBREGA, K. C. Análise da importância, desempenho e influência de serviços na retenção de alunos em curso de Administração. Revista Gestão e Planejamento, v. 13, n. 2, p. 294-314, 2012.
OLIVER, R. L. A Cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980.
PALACIO, A. B.; MENESES, G. D.; PÉREZ, P. J. P. The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, v. 40, n. 5, p. 486-505, 2002.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.
PARYLO, O. Qualitative, quantitative, or mixed methods: an analysis of research design in articles on principal Professional development (1998-2008). International Journal of Multiple Research Approaches, v. 6, n. 3, p. 297-313, 2012.
PINTO, J. M. R. O acesso à educação superior no Brasil. Educação & Sociedade, v.88, n. 25, p. 727-756, 2004.
RAMOS, A. M.; BARLEM, J. G. T.; LUNARDI, V. L.; BARLEM, E. L. D.; SILVEIRA, R. S.; BORDIGNON, S. S. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em Enfermagem. Texto Contexto Enferm, v. 24, n. 1, p. 187-195, 2015.
SANTOS, A. A. A.; POLYDORO, S. A. J.; SCORTEGAGNA, S. A.; LINDEN, M. S. S. Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 4, p. 780-793, 2013.
SANTOS, M. R.; GOULART, A. L.; MIYOSHI, M. H.; SANTOS, A. M. N. A importância de um questionário de avaliação de unidade curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 2, p. 190-197, 2004.
SCHLEICH, A. L. R. POLYDORO, S. A. J. SANTOS, A. A. A. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes de ensino superior. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 1, p. 11-20, 2006.
SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação / insatisfação discente. Avaliação, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.
VASCONCELOS, A. L. F. S.; SILVA, M. N. Uma investigação sobre os fatores contribuintes na retenção dos alunos no curso de Ciências Contábeis em uma IFES: um desafio à gestão universitária. Registro Contábil, v. 2, n. 3, p. 21-34, 2011.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1600
Refbacks
- There are currently no refbacks.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||