Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas

Nelson Guilherme Machado Pinto, Michel Richard Costa de Quadros, Fernando Vieira da Cruz, Carla Cristina Conrad

Abstract


O objetivo deste trabalho consiste em analisar as evidências empíricas de estudos relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior dentro do contexto brasileiro, verificando os estudos desses aspectos no país. Além disso, foram analisadas questões relacionadas ao panorama dos estudos a fim de verificar em quais pontos os trabalhos futuros neste tema podem vir a avançar. A partir da análise dos estudos publicados dentro da temática, nota-se a existência de alguns pontos que não são aprofundados e que podem avançar por meio de estudos futuros. Dentre esses pontos estão: exploração do tema de forma comparativa em instituições públicas e privadas, utilização de abordagens metodológicas em vários períodos distintos do tempo, utilização na amostra de estudantes de diferentes áreas do conhecimento e, por último, explorar o tema conjuntamente com uma análise da realidade local pela qual a instituição de ensino está inserida.

Keywords


Satisfação acadêmica; Avaliação de cursos superiores; Universitários

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1600

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e-ISSN: 2447-3944

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