Mediação didática no Ensino Superior – inventividade, níveis de abstração e o uso da metáfora como recurso didático no ensino de Sociologia

Autores

  • Ivan Penteado Dourado Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p34-45

Palavras-chave:

Ensino superior, Sociologia, Estratégia didática, Metáfora, Pensamento científico

Resumo

O presente artigo de natureza bibliográfica discute alguns desafios postos no primeiro contato de alunos de Ensino Superior com o pensamento científico nas disciplinas de introdução à Sociologia. Inicialmente pretende-se identificar as dificuldades de ordem didática, para posteriormente oferecer alternativas que superem a estratégias de ensino dominantes na formação acadêmica tradicional (CUNHA, 1999). O objetivo desta reflexão consiste em convidar os professores do Ensino Superior a experimentarem um caminho didático calcado na seleção e decisão consciente, no que diz respeito aos objetivos envolvidos no ensino de conhecimentos científicos, seguindo as definições de Bourdieu, Chamboredon e Passeron (2004). Resgatamos aqui Wright Mills (1975) para dialogar sobre estratégias didáticas no ensino das teorias sociológicas, dentro de sua concepção de imaginação sociológica. Neste sentido, a metáfora discutida por Paul Ricoeur (2000) será aqui resgatada como uma estratégia discursiva e didática capaz de construir em sala de aula, uma apropriação consciente de parte dos objetivos do pensamento científico, apontando para um aprendizado introdutório da Sociologia, superando uma visão de senso comum (Vygotsky, 1991; ARENDT, 2007). Dentro de uma concepção de transposição didática (GUIMARÃES, 2015), objetivamos aprofundar um tipo de inventividade específica sobre o “olhar sociológico” e interpretativo da realidade social, oferecendo um balanço das possibilidades que esta estratégia didática apresenta.

Biografia do Autor

  • Ivan Penteado Dourado, Universidade de Passo Fundo (UPF)
    Doutorando em Educação - FAED - UPF (na Linha das Políticas Educacionais em Sociedades Complexas), Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bolsista CNPQ). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Sociologia na Universidade de Passo Fundo, Pesquisador do grupo NEMIS - (Núcleo de Estudos de Movimentos e Identidades Sociais) e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa - Reclame as Ruas: Direito, Política e Sociedade- UPF e o Projeto de Pesquisa - Movimentos sociais populares, Estado e políticas públicas; Coordenador do Projeto de Extensão Aulas de Apoio UPF e Aluno Apoiador UPF; Coordenador do Grupo de extensão em Economia Solidária - Projeto incubação de cooperativas de Economia Solidária - UPF.

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Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Artigos