A avaliação dos acadêmicos de Educação Física da UEG-Eseffego sobre a possibilidade de inter-relação entre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e o ensino esportivo
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p58-69Palavras-chave:
Ensino desenvolvimental, Aplicabilidade, Ensino esportivoResumo
Esta pesquisa investigou a avaliação que os acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO-UEG fazem da aplicabilidade da Teoria do Ensino Desenvolvimental no campo prático do ensino esportivo. Inicialmente promoveu-se um estudo sistemático com palestra, leituras, vídeos e discussões a respeito dos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental com um grupo de 57 estudantes voluntários. Posteriormente foi feito um levantamento de informações por meio da aplicação de um questionário survey monkey de 10 perguntas semiabertas e abertas disponibilizadas na internet. As análises consideraram os dados coletados via questionário e as abstrações do pesquisador nas discussões com os entrevistados. Em resumo depreendeu-se que os sujeitos pesquisados consideram a Teoria do Ensino Desenvolvimental muito pertinente e oportuna para rever os conceitos de ensino esportivo que estão configurados como hegemônicos e tradicionalistas no campo da Educação Física.Referências
CASTRO, M. H. G. D.; TIEZZI, S. A reforma do ensino médio e a implantação do ENEM no Brasil. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 119-152, 2012.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Soviet Education, v. 30, n. 8. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1988.
GIL, A. C. Técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.; SUANNO, M. V. (Org.). Didática e formação de professores: perspectiva autopoiética. Porto Alegre: Sulina, 2011.
LIBÂNEO, J. C. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Teoria histórico-cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. In: XII ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay, 2009.
MIRANDA Jr., M. A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 207-221, 2014. Disponível em: < https://doi.org/10.5007/2175-8042 >.
MIRANDA Jr., M. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. Fiep Bulletin, v. 85, edição especial, 2013. Disponível em: < http://www.fiepbulletin.net >.
MIRANDA Jr., M.; BAPTISTA, T. J. R. A metodologia do ensino desenvolvimental aplica à educação física. Ciência & compromisso social - implicações na/da educação física e ciências do esporte, 2011.
SAEB. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Primeiros resultados: médias de desempenho do SAEB em perspectiva comparada. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os conteúdos publicados na Revista são de responsabilidade de seus autores. Os autores não serão remunerados pela publicação de seus trabalhos. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.