A avaliação dos acadêmicos de Educação Física da UEG-Eseffego sobre a possibilidade de inter-relação entre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e o ensino esportivo

Autores

  • Made Júnior Miranda Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) http://orcid.org/0000-0002-5236-2367

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p58-69

Palavras-chave:

Ensino desenvolvimental, Aplicabilidade, Ensino esportivo

Resumo

Esta pesquisa investigou a avaliação que os acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO-UEG fazem da aplicabilidade da Teoria do Ensino Desenvolvimental no campo prático do ensino esportivo. Inicialmente promoveu-se um estudo sistemático com palestra, leituras, vídeos e discussões a respeito dos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental com um grupo de 57 estudantes voluntários. Posteriormente foi feito um levantamento de informações por meio da aplicação de um questionário survey monkey de 10 perguntas semiabertas e abertas disponibilizadas na internet. As análises consideraram os dados coletados via questionário e as abstrações do pesquisador nas discussões com os entrevistados. Em resumo depreendeu-se que os sujeitos pesquisados consideram a Teoria do Ensino Desenvolvimental muito pertinente e oportuna para rever os conceitos de ensino esportivo que estão configurados como hegemônicos e tradicionalistas no campo da Educação Física.

Biografia do Autor

  • Made Júnior Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
    Prof. Doutor em Educação, Pós doutor em Educação social do curso de Educação Física da ESEFFEGO E PUCGO

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Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Artigos