Leitura e pesquisa como prática para aulas interativas no ensino superior: relato de experiência
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ANPED – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Histórico das Reuniões Científicas Nacionais da ANPED. [s.d.] Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes-cientificas/nacionais >. Acesso em: 22 abr. 2014.
BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: BROCK. C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de novembro de 1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: 1937.
BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996.
BRASIL. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília: 1961.
BRASIL. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Lei nº 5.962, de 11 de agosto de 1971. Brasília: 1971.
BRASIL. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília: 1968.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
CFE – CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Fixa normas de funcionamento e credenciamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Resolução nº 05, de 10 de março de 1983. Rio de Janeiro: Lafayette de Azevedo Pondé, 1983.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e Missão. 2008. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/historia-e-missao >. Acesso em: 25 abr. 2014.
CUNHA, M. I. O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, v. 13, Recife, 2006. Anais... Recife: UFPE, 2006.
FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006.
FILHO, K. P. Michel Foucault: uma história da governamentalidade. Rio de Janeiro: Insular / Achiamé, 2006. p. 87.
FOUCAULT, M. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Tradução de Lígia M. Ponde Vassalo. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 240.
GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 184.
NETO, L. F. Biopolíticas: as formulações de Foucault. Florianópolis: Cidade Futura, 2010. p. 208.
RAMOS DO Ó, J. O governo de si mesmo: modernidade, pedagogia e encenações disciplinares do aluno liceal. 2. ed. Lisboa: Educa e Autor, 2003. p. 765.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n2p63-73
Refbacks
- There are currently no refbacks.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||