Acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes cotistas negros e oriundos de escolas públicas na UENF: uma análise a partir da adesão ao ENEM/SISU

Autores

  • Gabriela do Rosario Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
  • Shirlena Campos de Souza Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n2p50-61

Palavras-chave:

Política de cotas, ENEM, SISU, Inclusão social

Resumo

O presente artigo consiste na análise da política de cotas na UENF, em particular, após a adesão ao ENEM/SISU, por uma perspectiva de inclusão social e de justiça como equidade, concepção apresentada por John Rawls (2003). Partindo de pesquisas realizadas por Amaral (2013) no que tange ao acesso, foi exposto o cenário animador apresentado pela política de cotas integrada ao ENEM/SISU, o que desencadeou o ponto de partida para a realização da presente pesquisa, cuja problemática apresentada trouxe como norteadoras as seguintes questões: a utilização do ENEM/SISU continua refletindo diretamente no êxito da política de cotas de recorte racial e social na UENF, a partir do ano de 2011 e prosseguindo até o ano de 2013, com relação ao acesso de cotistas negros e egressos da rede pública de ensino? Há permanência prolongada de tais estudantes nos cursos de ingresso, por um período mínimo de um ano e máximo de dois anos? Qual a origem geográfica dos públicos alvos, ou seja, o novo sistema tem facilitado a demanda de jovens carentes do Município de Campos do Goytacazes (RJ) pela Universidade? A fim de responder essas questões orientadoras, foram feitas revisões bibliográficas acerca do tema de forma multidisciplinar, foram traçadas metodologias para nortear a pesquisa e por fim o lócus da pesquisa foi iniciado com a finalidade de coletar os dados inerentes à mesma, que consistiu nas informações das fichas de matrícula dos estudantes, junto à Secretaria Acadêmica da UENF. Após os devidos tratamentos aos dados coletados, foram feitas as análises devidas.

Biografia do Autor

  • Gabriela do Rosario Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu pesquisas na condição de bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no período de 2014-2015, com trabalho concernente ao estudo da Política de Cotas no Ensino Superior, pesquisa esta que recebeu Menção Honrosa no trabalho da área Educação e Ciências Sociais, na categoria Comunicação Oral, no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (II CONEPE) no IFF Campus Campos-Guarus, realizado em outubro de 2015. Atuação em projeto de extensão na área de Educação, Memória e Cultura na região de Campos dos Goytacazes, projeto este que recebeu premiação na IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, realizada em outubro de 2012. Participa do Grupo de Pesquisa "Estudos de Educação, Sociedade e Região". Possui experiência na área de Educação, com ênfase em educação, política de cotas, memória, identidade e cultura. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF).
  • Shirlena Campos de Souza Amaral, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
    Bacharel e Especialista em Direito pela Faculdade de Direito de Campos (FDC). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuação em implementação de projetos relativos à Educação em Direitos Humanos e Cidadania, como a capacitação de professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio das coordenadorias regionais do Norte e do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de Direito, Sociologia e Políticas Sociais, com ênfase em Teoria do Direito, Teoria Sociológica e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Cidadania, Justiça Social, Cultura Legal e Legislação, Políticas Públicas de Ação Afirmativa, Educação Superior, Desigualdades Sociais, Diversidade Cultural, Identidade e Racismo. Detém seis prêmios/homenagens. Participa dos Grupos de Pesquisa: "Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais" e "Estudos de Educação, Sociedade e Região". Atualmente, Professora Associada da UENF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PGPS/UENF), na linha de pesquisa Educação, Política e Cidadania e no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF), na linha Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação.
  • Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
    Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Atua na linha EDUCAÇÃO, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no periodo 2007-2008. Desde 2006 é membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Camara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ e pelo CNPq. É membro da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014.

Referências

AMARAL, S. C. S. O acesso do negro às instituições de ensino superior e a política de cotas: possibilidades e limites a partir do “caso” UENF. 2006. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, 2006.

AMARAL, S. C. S. Cotas raciais e sociais como ação afirmativa: uma abordagem sócio-jurídico a partir do caso UENF. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2013.

AMARAL, S. C. S.; MELLO, M. P. Brasil e identidade afrodescendente: uma questão contemporânea. Revista interSciencePlace, ed. 27, v. 1, 2013.

AMARAL, S. C. S.; MELLO, M. P. Políticas públicas de acesso ao ensino superior: avançando na análise da política de cotas com a utilização do ENEM/SISU na UENF. Revista interSciencePlace, ed. 25, v. 1, 2013.

CARMO, G. T.; CARMO, C. T. (2014). A permanência escolar na educação de jovens e adultos: propostas de caracterização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil. Arquivos Analíticos de políticas Educativas, Dossiê Educação de Jovens e adultos II, v. 22, 2014.

GOMES, N. L.; MARTINS, A. A. (Orgs.). Afirmando direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PAIXÃO, M.; CARVANO, L. (Orgs.). Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil: 2007 – 2008. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

RAWLS, J. Justiça como equidade: uma reformulação. Tradução Cláudia Berliner Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ROCHA, C. L. A. Ação afirmativa: o conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Revista Trimestral de Direito Público, n. 15, 1996.

VELOSO, T. C. M. A.; MACIEL, C. E. Acesso e permanência na educação superior: análise da legislação e indicadores educacionais. Revista Educação em Questão, v. 51, n. 37, p. 224 - 250, 2015. Disponível em:< http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7178/5304 >. Acesso em: 27 jun. 2016.

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J. Dilemas da inclusão e entraves à permanência: por uma reflexão multidimensional das políticas de ação afirmativa no Brasil. O Social em Questão, n. 23, p. 72-92, 2010.

VILAS-BÔAS, R. M. Ações afirmativas e o princípio da igualdade. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2003.

ZAGO, N. Do acesso a permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos