Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p64-74

Palavras-chave:

Educação matemática, Educação superior, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

A percepção, como professores de Matemática da Educação Superior, das dificuldades dos alunos ingressantes no desenvolvimento das atividades matemáticas desencadeou a pesquisa apresentada neste trabalho. Ela é parte de uma pesquisa maior (MASOLA, 2014a), e tem o objetivo de retratar o que as pesquisas atuais – registradas em artigos, livros e anais de eventos – abordam sobre a aprendizagem matemática de alunos ingressantes na Educação Superior. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa com procedimentos de análise documental e de conteúdo. Em princípio abordamos os documentos oficiais que norteiam a Educação Superior. Transitamos para uma investigação que caracteriza o perfil do aluno ingressante nesse nível de ensino. Então, apresentamos algumas pesquisas que caracterizam as dificuldades, em particular no que se refere à linguagem, identificando e classificando tais dificuldades, em Matemática, na Educação Superior, e as recomendações que podem auxiliar no ensino e aprendizagem desses alunos. A análise dos trabalhos aponta para a urgência de uma reformulação do ensino de Matemática de natureza didática. A avaliação diagnóstica, o trabalho com grupos colaborativos, a análise de erros, o trabalho com Matemática articulada ao cotidiano profissional, e as contribuições dos recursos tecnológicos e dos livros textos são caminhos apontados para ajudar estudantes em sua aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Wilson de Jesus Masola, Universidade Cruzeiro do Sul - Faculdade Eniac
    Doutorando pelo programa de Pós Graduação de Ensino em Ciências e Matemática da UNICSUL, Mestre pelo programa de Pós Graduação de Ensino em Ciências e Matemática da UNICSUL, especialização em Educação Matemática pela UNINOVE, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é docente da Faculdade ENIAC e Faculdade de Tecnologia Eniac - Fapi. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: déficit de aprendizagem, ensino superior, lacunas de aprendizagem, educação matemática, dificuldades de aprendizagem.
  • Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul - Faculdade Eniac
    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, desenvolvendo atividades também no curso de Licenciatura em Matemática. Tem vasta experiência docente na Educação Superior, ministrando disciplinas da área de Matemática nos mais diversos cursos e na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação matemática, resolução de problemas, computadores, formação de professores e ensino-aprendizagem.

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Publicado

2016-06-23

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Artigos