Reestruturação da disciplina Introdução à Engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem
Resumo
O objetivo deste artigo é propor a reestruturação da disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada no ciclo básico da Faculdade de Engenharia de Resende, à luz das reflexões que acompanham a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. O resultado concreto deste trabalho é o estabelecimento de um novo programa com objetivos gerais e específicos mais sintonizados aos requisitos e necessidades da formação do profissional para o mercado. A introdução de atividades em que o aluno se torna agente ativo, e não passivo, representa um esforço com vistas à sua participação mais efetiva no processo de ensino aprendizagem e reconfigura a estrutura didático-pedagógica da disciplina, representando um desafio significativo para os cursos de Engenharia. Espera-se, ainda, como reflexo desta reestruturação, que se promova a sinergia interdisciplinar dos conteúdos programáticos e a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e dos conteúdos da disciplina e que os graves problemas das altas taxas de evasão escolar sejam minimizados. Além disso, pretende-se contribuir para que o estudante de Engenharia, pelo uso das novas metodologias, motive-se com a carreira de engenheiros tenha uma visão global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua habilitação profissional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABHIYAN, S. S.; NADU, T. Manual of active learning methodology. Índia: Krishnamurti Foundation, 2008.
ALENCAR, E. M. L. S. Psicologia: Introdução aos princípios básicos do comportamento. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1986
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002. Seção 1, p. 32. Resolução CNE/CES 11, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Resolução CNE/CES 1362 12 dez. 2011
COMÉNIO, J. A. Didáctica magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Tradução e notas de Joaquim Ferreira Gomes. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.
DRUCKER, P. F. Uma bússola para tempos incertos. Revista Exame. São Paulo, v. 30, n. 7, p. 66-70. 26 mar. 1997.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar, In: Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 13, 1976.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2001.
JACINSKI, E. Sentido das interações entre tecnologia e sociedade na formação de engenheiros. 2012. 363 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MONTAIGNE, M. Ensaios. Tradução Sérgio Milliet. Porto Alegre: Editora Globo S.A,1972.
MONTEFUSCO, R.; MONTEFUSCO, E. Introdução à engenharia, Cobenge, 2008.
MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
NOT, L. Ensinando a aprender: elementos da psicodidática geral. Trad. Carmem Sylvia Guedes, Cláudia Signorini. São Paulo: Summus, 1993
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento: em sala de aula. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1993.
WEITEN, M. Introdução à psicologia: temas e variações. Trad. Maria Lúcia Brasil, Zaira G. Botelho, Clara A. Colotto, José Carlos B. dos Santos. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||