A relação teoria e prática na educação em Freire
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n2p64-72Resumo
O presente artigo objetiva analisar e refletir sobre a relação teoria e prática na educação em Freire, diante dos desafios da educação atual. Buscaremos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação, teoria e prática no pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. No entrelaçamento e tensão existente entre a teoria e prática na educação, pretendemos compreender a práxis pedagógica como possibilidade de (co) relação entre sujeitos pensantes e pensados no processo educacional. A relação teoria e prática na educação abrem caminhos emancipatórios norteadores para a formação de sujeitos, que pensam a sociedade de forma coerente aos preceitos do ser mais, como possibilidade do educador/a e do educando/a. A condição dos sujeitos em processo de conhecimento é tão humana, que é capaz de possibilitar a transformação de si e de outrem, para isso, teoria e prática embutidas de práxis são condições necessárias para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo.
Palavras-Chave: Teoria. Prática. Práxis pedagógica. Ser mais. Emancipação.
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