A relação teoria e prática na educação em Freire

Autores

  • Volnei Fortuna Instituto Federal - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n2p64-72

Resumo

O presente artigo objetiva analisar e refletir sobre a relação teoria e prática na educação em Freire, diante dos desafios da educação atual. Buscaremos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação, teoria e prática no pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. No entrelaçamento e tensão existente entre a teoria e prática na educação, pretendemos compreender a práxis pedagógica como possibilidade de (co) relação entre sujeitos pensantes e pensados no processo educacional. A relação teoria e prática na educação abrem caminhos emancipatórios norteadores para a formação de sujeitos, que pensam a sociedade de forma coerente aos preceitos do ser mais, como possibilidade do educador/a e do educando/a. A condição dos sujeitos em processo de conhecimento é tão humana, que é capaz de possibilitar a transformação de si e de outrem, para isso, teoria e prática embutidas de práxis são condições necessárias para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo.

Palavras-Chave: Teoria. Prática. Práxis pedagógica. Ser mais. Emancipação.

Biografia do Autor

  • Volnei Fortuna, Instituto Federal - Campus Sertão
    Possui Graduação em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier - IFIBE (2011). Pós-Graduado em Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, realizada pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier IFIBE em parceria com a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo CDHPF e Associação Cultural de Mulheres Negras de Passo Fundo ACMUN (2012). Formação Pedagógica de Docente para a Educação Básica e Profissional - IFRS Campus Sertão (2013). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo - UPF (2015). Atualmente é professor do IFRS Campus Sertão e Secretário Executivo da Associação das Entidades do Projeto TransformAção.

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Publicado

2016-01-11

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Artigos