De que Infâncias falamos e de que Pedagogia necessitamos?

Samantha Dias de Lima

Abstract


O presente artigo trata sobre a investigação realizada em um curso de Pedagogia no que diz respeito a questões da formação para futura docência na Educação Infantil (EI), uma vez que após a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (2006) os cursos passaram a habilitar um pedagogo multi, que tanto é docente na Educação Básica, como habilitado para as demais demandas educativas (gestão e atuação em ambientes não escolares). Em meio a toda essa complexidade a pesquisa investiga como se dá a formação inicial para o docente que irá trabalhar na EI e que conhecimentos a Pedagogia oferece para essa docência. A pesquisa contou com a participação de oito formandos do último semestre do curso analisado, que participaram através da metodologia de narrativas escritas, onde narram as aprendizagens construídas durante essa formação inicial sobre educação infantil considerando as múltiplas infâncias contemporâneas, conceito sustentado pelos Estudos da Infância/Sociologia da Infância, tendo autores como: James, Jenks e Prout (2007), Sarmento (1997,2003, 2004, 2005, 2007, 2009). A pesquisa apontou uma invisibilidade acerca do pensar as infâncias de forma previamente instituída no curso de Pedagogia e indica, como encaminhamentos, a necessidade de incorporar no currículo e nos demais documentos legais do curso, como no Projeto Político Pedagógico, questões relacionadas às múltiplas infâncias, para que haja os desdobramentos no cotidiano pedagógico do curso.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n2p15-24

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e-ISSN: 2447-3944

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