Canal de distribuição no setor alimentação: estudo de caso de empresas do oeste de Santa Catarina

Jânio dos Santos Schio, Jeancarlos Araldi, Mauro de Almeida Tanaka

Resumen


Este artigo tem como objetivo identificar a importância do canal de distribuição situado na região Oeste de SC para as indústrias alimentícias para isso é necessário mensurar a relevância do canal de distribuição para a indústria em contratar um distribuidor para representar a sua marca na região. Pesquisou-se, distribuidores especializados na distribuição de alimentos e empresas que possuem parcerias com este canal. Para tanto, a metodologia desta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa sistemática e de campo. Desta forma, o processo de distribuição desse segmento tem por finalidade estabelecer a integração com o fornecedor, tendo como enfoque principal o cliente. A comunicação entre a indústria e o fornecedor pressupõe maior desenvolvimento, sendo que para isso é necessário a busca de informação para melhor direcionar suas ações de marketing e definição de requisitos para desenvolver seus produtos e, utilizando informações prestadas advindas de seus fornecedores. A realização do estudo permitiu compreender a problemática de manter uma rede de canais capacitados em um cenário onde a competitividade é consequência da demanda.  Portanto, conclui-se assim que práticas simples e uma boa gestão podem estreitar a relação entre a indústria e seus distribuidores, minimizando falhas de comunicação e permitindo estreitar relacionamento com o cliente.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v2n2p33-43

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ISSN 2359-3539

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