Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

Política Editorial

Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (REIT-IMED) é uma revista científica interdisciplinar com periodicidade semestral da Escola de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Faculdade Meridional, voltada à publicação de pesquisas originais e práticas relacionadas à interação entre tecnologias da informação e temas ligados à geração de novos negócios, empreendedorismo e inovação.

Os trabalho submetidos deverão ser de caráter inédito e escritos em português, espanhol ou inglês.

As modalidades de publicação aceitas são:

1) Artigo Original: Contempla artigos não publicados em quaisquer veículos de comunicação. Trabalhos de pesquisa com resultados inéditos e que agreguem conhecimento acadêmico às áreas de conhecimento trabalhadas na revista. O texto deve conter as seguintes informações de maneira lógica:

  • Resumo - Apresentação concisa dos pontos relevantes presentes no artigo em até 200 palavras;
  • Abstract - Resumo em língua estrangeira (inglês)
  • Introdução - deve conter a fundamentação teórica necessária à formação e contextualização do problema em questão e os objetivos da pesquisa;
  • Materiais e Métodos - devem ser descritos de forma completa permitindo a replicabilidade dos mesmos e incluindo o delineamento do estudo, a caracterização da amostra ou população, a análise estatística e as considerações éticas.
  • Resultados - devem ser apresentados de forma breve e concisa. Tabelas e figuras podem ser utilizadas, quando necessárias, para garantir melhor e mais efetiva compreensão dos dados.
  • Discussão - o objetivo da discussão é interpretar os achados do estudo em questão e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis. As considerações finais devem ser apresentadas no final da discussão de forma clara e direta, levando-se em consideração os objetivos propostos.
  • Em pesquisa de caráter qualitativo, a estrutura do texto pode contemplar os resultados e análise dos dados em um único tópico, sendo seguido de considerações finais.


2) Relato de Experiência / Estudo de caso: Contempla artigos que descrevam ou analisem a aplicação de processos, métodos ou ferramentas nos temas da revista, devendo contextualizar a experiência efetuada e apresentar resultados obtidos e lições aprendidas, em práticas que gerem contribuições para sociedade.

Deverão seguir as mesmas regras de construção metodológica do artigo completo.

Normas para apresentação e publicação

Os artigos para publicação devem ser submetidos através do portal da revista, entretanto, antes de enviar um artigo científico para a revista, é necessário que sejam seguidas algumas normas. A submissão deverá conter:

- Artigo propriamente dito: máximo 6.000 palavras incluindo as referências bibliográficas, em .doc, .docx ou .rtf, preferencialmente gerados usando Microsoft Word (a partir da versão 2007).

É possível usar editor LaTeX desde que seja seguido o modelo disponível nesta página, assim realizando o envio do arquivo-fonte com extensão .tex. Contudo, preferimos o uso do editor Microsoft Word para que a diagramação seja efetuada com maior agilidade.

- Materiais anexos, se necessário: materiais tais como tabelas, gráficos, figuras, devidamente identificados e com correspondência clara no artigo, em formato .jpg, .png, .tiff, .eps ou .pdf. É importante que as imagens tenham boa resolução, assim o uso de print screen não é recomendado.

Sobre a construção do documento:

    1. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. As ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas. Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).
       
    2. Resumo: em português, apresentado em bloco único com texto não justificado e espaço simples entre linhas, letra Times New Roman tamanho 12, com o máximo de 200 palavras. O resumo deve conter os dados essenciais do texto, tais como: justificativa, objetivo geral e específicos de forma clara, descrição sucinta dos procedimentos adotados, análise das informações e resultados. Para outros trabalhos que não estudos empíricos (tais como estudos teóricos, discussões, resenhas e relatos de experiência), os autores deverão apontar a fundamentação teórica, a discussão ou apresentação das informações do trabalho, e considerações finais.

    3. Palavras-chave: mínimo de três e máximo de cinco termos. 
       
    4. Abstract: tradução em inglês do resumo. 
       
    5. Keywords: em inglês, com o mínimo de três e máximo de cinco termos.
       
    6. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número da página (se for o caso).
       
    7. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto. 
       
    8. Citações e Referência deverão seguir as normas da APA, que podem ser encontradas no link: Resumo Normas APA
       
    9. Não utilizar notas de rodapé, a não ser em casos de relevância e necessidade excepcionais. Deverão seguir as instruções presentes no modelo de artigo disponível.

  1. As figuras e tabelas deverão estar no corpo do texto do artigo e também deverão ser submetidas como arquivos suplementares no momento da submissão, respeitando os formatos aceitos.

  2. Não utilizar os termos apud, op. cit., id., ibidem e outros que não façam parte das normas da APA.

  3. Parágrafos de frase única não devem ser utilizados, pois fragmentam o texto.

Templates / Modelos:

O artigo deverá ser submetido pela página da revista na Internet, através da seção Submissão Online, mediante a cadastro prévio via sistema. As informações sobre como proceder são citadas na própria página de submissão.

Demais dúvidas poderão ser esclarecidas via seção de Contato, preferencialmente antes de iniciar o processo de submissão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato .DOC, .DOCX, .RTF ou .TEX.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O artigo respeita as normas éticas de redação e referência aos autores consultados, sendo que todos eles são adequadamente citados nas referências bibliográficas e são observados direitos autorais respectivos.
  6. O artigo não faz referência ao nome dos autores, preservando o anonimato aos avaliadores e o processo de avaliação cega (blind peer review). Todos os dados de autoria devem ser preenchidos na plataforma no momento da submissão, incluindo nome completo, titulação, instituição a que tem vínculo, ORCID e-mail de cada autor. Incluir endereço de autor correspondente.
  7. Os materiais anexos (imagens, diagramas, figuras, gráficos, tabelas) devem ser disponibilizados no texto, e nos originais na opção Documentos Suplementares nos formatos .jpg, .png, .tiff, .eps, .pdf ou .doc (se tabelas ou semelhante).
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (REIT-IMED), editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.