Estratégia empresarial, longevidade e sustentabilidade financeira: estudo de Caso Supermercado em Pitangui-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v1n2p31-42

Resumo

O sucesso organizacional nesse estudo está alicerçado em Estratégia empresarial, longevidade e sustentabilidade financeira em estudo de caso em um supermercado no interior de minas, trazendo a luz da teoria clareza ao empresário que muitas vezes não observa detalhes importantes ao empreender. Com objetivo de identificar fatores que ameaçam e fatores que oportunizam tal sucesso, bem como analisar o contexto gerencial em micros e pequenos negócios ressaltando pontos que atuam positivamente no desempenho e na evolução empresarial de modo a contribuir para que micros e pequenas empresas possam vir a serem sustentáveis financeiramente e consequentemente longevas. Baseado em estudo empírico teórico com abordagem qualitativa e estudo de caso podendo observar que muito há para se fazer para que as organizações micro e pequenas possam crescer ainda mais se observado a necessidade de um conhecimento mais ampliado sobre gestão de negócios.

 Palavras-chave: empreendedorismo, estratégia, longevidade, sustentabilidade financeira.

Biografia do Autor

  • Doge Palhares Júnior, Faculdade Novos Horizontes
    Mestrando Administração de Empresas Organização e Estratégia
  • Wendel Alex Castro Silva, Faculdade Novos Horizontes
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), possui graduação, especialização e mestrado em Administração com ênfase em finanças. Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade Novos Horizontes (FNH), professor titular da Faculdade INAP-MG. Professor visitante do MBA em Controladoria do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), do MBA em Gestão Hospitalar do Centro Universitário São Camilo-ES (CUSC-ES) e do MBA em Governança de TI das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo e TechBiz (FIPEL) -TechBiz/Microsoft Gold Certified Partner. Consultor de negócios das empresas Frios Shroerder Ltda e Calderarias Técnicas Brasileiras (CTB). Consultor Ad Hoc Fundação Roberto Marinho (FRM). Consultor Ad Hoc CAPES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, gestão, mercados, avaliação de risco e finanças.
  • Christian Moisés Tomaz, Faculdade Novos Horizontes
    É Mestrando em Administração (Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Bacharel em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, foi Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando na Faculdade Novos Horizontes no Núcleo de Contabilidade e Finanças (NUCONT), bem como no Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade (NUPEC). É monitor nos cursos da BM&FBOVESPA. É formado nos cursos de aperfeiçoamento de Tecnologia da Informação e Comunicação; Segurança do Trabalho; e Empreendedorismo, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Possui interesse de pesquisas nas áreas de finanças, decisões e avaliação de investimento, desempenho econômico-financeiro, estratégia, competitividade, TICs, empreendedorismo, marketing, bem como poder e liderança, e comportamento organizacional.

Downloads

Publicado

2015-10-20

Edição

Seção

Artigos