Leitor-modelo: um estudo de caso com abordagem do sociointeracionismo

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DOI:

https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n1p22-30

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar, em uma aula de educação a distância, as interações do professor com o estudante, bem como suas produções, por meio da abordagem do sociointeracionismo discursivo (ISD). Este visa mostrar o papel fundador da linguagem e, sobretudo, do funcionamento da atividade discursiva no desenvolvimento humano (Bronckart, 1997). Por meio desta abordagem são identificados os tipos de discurso e as figuras de ação que são representadas nas falas do professor e do aluno, sujeitos deste trabalho. Ambos participaram do ato comunicativo que a aula como atividade requer, neste caso, em um ambiente virtual de aprendizagem. Procura-se, a partir daí, através das análises das aulas, identificar se o estudante desta modalidade, neste caso específico, pode ser considerado leitor-modelo, ou seja, se responde às expectativas do professor, e vice-versa. O presente estudo foi realizado no Moodle de uma disciplina do Curso de Jornalismo, de uma universidade do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: Leitor-modelo, ensino a distância e educação.


Biografia do Autor

  • Ricardo de la Rocha Ladeira, Instituto Federal Catarinense
    Departamento de Ensino
  • Dóris Helena de la Rocha Ladeira, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
    Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Catarinense
  • Bruno de la Rocha Ladeira, Universidade Federal de Pelotas
    Estudante de Jornalismo

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Publicado

2016-10-04

Edição

Seção

Artigos