Inovação no Agronegócio: um estudo sobre o processo de desenvolvimento de produto

Autores

  • Bruno Anicet Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Carolina Salles
  • Ana Paula Alves

DOI:

https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n2p3-15

Resumo

Inovar é um dos elementos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no ambiente de negócios contemporâneo. Nesse contexto, discussões sobre competitividade e inovação no agronegócio, particularmente na ovinocultura, vêm ganhando cada vez mais espaço. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o processo de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa do segmento de ovinocultura. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, em que foram entrevistados os proprietários de uma empresa localizada estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir de três categorias do processo de desenvolvimento de produto baseadas na literatura: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Os resultados apontam que, mesmo fazendo parte de um setor agroindustrial considerado low tech, a empresa é capaz de inovar através do desenvolvimento de um novo produto. Ainda, é preciso considerar estratégias de orientação tecnológica e mercadológica para que o processo de desenvolvimento tenha maior eficiência. Espera-se contribuir para a temática da inovação no agronegócio, bem como incentivar que empresas do setor percebam a importância da inovação para sua sobrevivência no mercado.

Biografia do Autor

  • Bruno Anicet Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Administrador e atualmente Doutorando em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS) com período sanduíche na KEDGE Business School (França). Atua como bolsista do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS na área de serviços e projetos, como pesquisador do GPEI (Grupo de Pesquisa em Estratégia, Internacionalização e Inovação). Como interesse de pesquisa possui: inovação, clusters, empreendedorismo, empreendedorismo social e aprendizagem. Já possui experiência como consultor do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (UFRGS), como bolsista do Programa de Empreendedorismo e Inovação (UFRGS), como consultor de negócios da empresa Klavo nas áreas de planejamento e desenvolvimento de negócios e como palestrante nas áreas de educação, empreendedorismo e inovação, tendo participado do TEDx Unisinos. É cofundador e professor da Escola Convexo, negócio social, que promove a transformação social a partir do empreendedorismo, educação e inovação.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Edição

Seção

Artigos