Informática Educativa: Reflexões na Educação Contribuições da Informática Educativa

Autores

  • Ariane Mileidi Pazinato IMED
  • Francieli Meinerz Forigo IFRS
  • Amilton Rodrigo de Quadros Martins UPF
  • Mario Piredu Roma Tre

DOI:

https://doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n2p48-54

Resumo

Este texto tem por objetivo provocar reflexões a cerca das características das novas tecnologias da informação e comunicação que suportam a Informática Educativa e que são evidenciadas pelo seu âmbito comunicacional e social. Inicialmente faz-se introdução sobre o tema, com apoio em autores que circulam pelos ambientes educacionais e digitais. Em seguida conceitua-se a Informática Educativa contextualizando-a com a mudança do papel dos professores e dos alunos. Depois são realizados alguns apontamentos sobre como o conhecimento tem fluído pelos espaços de ensino, principalmente com o auxílio das tecnologias e de forma virtual. Por fim, a partir das constatações realizadas teoricamente foi possível identificar que as tecnologias digitais e de rede possuem características que podem potencializar significativamente o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é preciso que o professor reconheça o seu papel e procure pela continuidade de sua formação.

Biografia do Autor

  • Ariane Mileidi Pazinato, IMED
    Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS, 2010), especialização em gestão escolar pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC, 2011) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2015). Atualmente é professora da Faculdade Meridional e professor titular do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, programação, raciocínio lógico, scratch, lógica e tecnologia educacional. Participa do grupo de pesquisa em inclusão digital com os projetos: olimpíada de programação de computadores e escola de hackers avançada. Participa do Núcleo Docente Estratégico (NDE), na Escola de Sistemas de Informação da Faculdade Meridional, é membro do projeto escola de hackers avançada e coordenadora do Projeto Imed Teu Futuro.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Edição

Seção

Artigos