Instrumentos de Mensuração da Síndrome de Burnout Estudantil: Revisão Integrativa de Literatura

Elisa Rosa Moscon de Matos, Fabiola Rodrigues Matos

Resumo


O burnout está ligado a diminuição do desempenho acadêmico, podendo gerar mudanças comportamentais que ocasionam problemas diários no âmbito educacional, social e psicológico. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa de literatura visando explorar os instrumentos que estão sendo utilizados atualmente para mensuração de burnout em estudantes. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: PsycInfo, PubMed, Scielo e Redalyc, e, após aplicação dos critérios de inclusão, 34 artigos contemplaram o objetivo desta pesquisa. Os resultados indicaram que o instrumento mais utilizado atualmente é o Maslach Burnout Inventory-Student Survey, sendo a maior parte da amostra dos estudos pesquisados composta de estudantes do ensino superior. A utilização dos instrumentos buscava verificar associações com aspectos de saúde mental, levantar evidências de validade de medidas e desenvolver intervenções para diminuir efeitos do burnout. Sinaliza-se a relevância de estudos futuros que busquem avaliar a adaptação global do indivíduo em ambientes educacionais.


Palavras-chave


Esgotamento Profissional; Estudantes; Avaliação de Saúde Mental

Texto completo:

PDF

Referências


Adil, M. S., & Baig, M. (2018). Impact of job demands-resources model on burnout and employee’s well-being: Evidence from the pharmaceutical organisations of Karachi. IIMB Management Review, 1, 1-15. doi: https://doi.org/10.1016/j.iimb.2018.01.004

Alarcón, M. E. B., Castro, P. G. B., Barradas, A. V. S., & González, J. L. (2017). Esgotamento estudantil em universitários de Veracruz. Revista Ibero-americana de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional, 7 (14), 15-33. doi: https://doi.org/10.23913/ride.v7i14.267

Amor, E. M., Baños, J. E., & Sentí, M. (2020). Prevalencia del síndrome de burnout entre los estudiantes de medicina y su relación con variables demográficas, personales y académicas. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 23(1), 25-33. Retrieved from http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2014-98322020000100005&lng=es&tlng=es.

Andrade, T. M., Souza, V. N., & Castro, N. R. (2016). Nível de ansiedade e estresse em adolescentes concluintes do ensino médio. Revista Científica Univiçosa, 8(1), 595-600. Retrieved from https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/view/706

Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44-52. doi: https://doi.org/10.24879/2018001200300544

Bakare, J., Omeje, H. O., Yisa, M. A., Orji, C. T., Onyechi, K. C., Eseadi, C., ... & Anyaegbunam, E. N. (2019). Investigation of burnout syndrome among electrical and building technology undergraduate students in Nigeria. Medicine, 98(42). Retrieved from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31626127/

Barraza, A. (2011). Validación psicométrica de la escala unidimensional del burnout estudiantil. Revista Intercontinental de Psicologia e Educação, 13, 51-74. Retrieved from https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80220774004

Bolaños Reyes, N. & Rodríguez Blanco, N. (2016). Prevalência da síndrome do burnout acadêmico no corpo discente de enfermagem da Universidade da Costa Rica. Atual Enfermagem da Costa Rica, (31), 16-35. doi: https://doi.org/10.15517/revenf.v0i31.24519

Bresó, E., & Salanova, M., (2005). Efectos significativos del uso de las creencias de ineficácia como componente del burnout acadêmico en estudiantes universitários. Jornades de Foment de la Investigació, Universidade Jaime I, Espanha.

Campos, J. A. D. B., & Maroco, J. (2012). Maslach Burnout Inventory - Student Survey: Portugal-Brazil cross-cultural adaptation. Revista de Saúde Pública, 46(5), 816-824. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008

Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista gestão em foco, 9(1), 380-401. Retrieved from: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf

Caballero, D. C. C., Hederich, G. C., & García, P. A. (2015). Relación entre burnout y engagement académicos con variables sociodemográficas y académicas. Psicología desde el Caribe, 32(2), 254-267. Retrieved from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0123-417X2015000200005

Calcides, D. A. P., Didou, R. N., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2019). Burnout Syndrome in medical internship students and its prevention with Balint Group. Revista da Associação Médica Brasileira, 65(11), 1362-1367. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.11.1362

Cavalcanti, I. L., Lima, F. L. T., Souza, T., Calcides, D. A. P., Didou, R. N., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2019). Síndrome de Burnout em alunos do internato médico e sua prevenção com o Grupo Balint. Revista da Associação Médica Brasileira, 65(11), 1362-1367. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.11.1362

Chang, E., Lee, A., Byun, E., Sung, H., & Lee, S. M. (2016). The mediating effect of motivational types in the relationship between perfectionism and academic burnout. Personality and Individual Differences, 89, 202–210. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.10.010 0191-8869

Charry, C., Garzón, A., Pozo, C., & Bretones, B. (2018). Invarianza factorial del burnout académico para estudiantes hispanohablantes. Revista mexicana de investigación educativa, 23(79), 1195-1215. Retrieved from http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662018000401195&lng=es&tlng=es

Da Silva, D. R., Panosso, I. R., & Donadon, M. F. (2018). Ansiedade em universitários: fatores de risco associados e intervenções–uma revisão crítica da literatura. Psicologia - Saberes & Práticas, 2(1),1-10. Retrieved from http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sumario/64/16012019150843.pdf

Domínguez-González, A. D., Velasco-Jiménez, M. T., Meneses-Ruiz, D. M., Valdivia-Gómez, G., Castro-Martínez, M. G. (2017). Síndrome de burnout en aspirantes a la carrera de medicina Investigación en Educación Médica, 6(24), 242-247. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2016.11.007

Dominguez-Lara, S. (2013). Psychometric analysis of the Emotional Exhaustion

Scale of private university students. Digital Journal of University Teaching

Research, 7(1), 45-55. doi: https://doi.org/10.19083/ridu.7.186

Dominguez-Lara, S. A., & Merino-Soto, C. (2019). Medición con ítem único del agotamiento emocional académico en estudiantes universitarios peruanos: evidencias de validez y confiabilidad. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 1-12. doi: https://doi.org/10.21865/RIDEP50.1.04

Duineveld, J. J., Parker, P. D., Ryan, R. M., Ciarrochi, J., & Salmela-Aro, K. (2017). The link between perceived maternal and paternal autonomy support and adolescent well-being across three major educational transitions. Developmental Psychology, 53(10), 1978–1994. doi: https://doi.org/10.1037/dev0000364

Escuderos, A. M., Colorado, Y. S., & Sañudo, J. P. (2017). Burnout academy e sintomas relacionados com problemas de saúde mental em universitários colombianos. Psychologia. Avances de la Disciplina, 11 (2), 51-72. doi: https://doi.org/10.21500/19002386.2926

Ezenwaji, I. O., Eseadi, C., Ugwoke, S. C., Vita-Agundu, U. C., Edikpa, E., Okeke, F. C., ... & Njoku, L. G. (2019). A group-focused rational emotive behavior coaching for management of academic burnout among undergraduate students: Implications for school administrators. Medicine, 98(30). doi: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000016352

Galdino, M. J. Q., Martins, J. T., Haddad, M. C. F. L., Robazzi, M. L. C. C., & Birolim, M. M. (2016). Síndrome de Burnout entre mestrandos e doutorandos em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 29(1), 100-106. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201600014

García-Flores, V. A., Rodríguez, Y. E. V., Fritz, B. L., Améstica-Rivas, L. R., & Godoy, R. A. (2018). Factores Asociados al Burnout Académico en Estudiantes de Internado Profesional de Fonoaudiologia. Ciencia & trabajo, 20(62), 84-89. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-24492018000200084

Gómez, H. P., Pérez, V. C., Parra, P. P., Ortiz, M., L., Matus, B. O., McColl, C. P. . . .& Meyer, K. A. (2015). Relación entre el bienestar y el rendimiento académico en alumnos de primer año de medicina. Revista médica de Chile, 143(7), 930-937. doi: https://doi.org/10.4067/S0034-98872015000700015

Gonzaga, L. R. V., da Silva, A. M. B., & Enumo, S. R. F. (2017). Ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio. Psicologia Argumento, 34(84). doi: https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.084.AO07

Gouveia, P. A. C., Neta, M. H. C., Aschoff, C. A. M., Gomes, D. P., Silva, N. A. F., & Cavalcanti, H. A. F.(2017). Factors associated with burnout syndrome in medical residents of a university hospital. Revista da Associação Médica Brasileira, 63(6), 504-511. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.06.504

Freudenberger, H. J. (1974). Staff burn-out. Journal of Social Issues, 30(1), 159-165. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1974.tb00706.x

Haghighi, M., & Gerber, M. (2019). Does mental toughness buffer the relationship between perceived stress, depression, burnout, anxiety, and sleep? International Journal of Stress Management, 26(3), 297–305. doi: https://doi.org/10.1037/str0000106

Hinrichs, C. P., Ortiz, L, E., Pérez, C. E. (2016). Relación entre el Bienestar Académico de Estudiantes de Kinesiología de una Universidad Tradicional de Chile y su Percepción del Ambiente Educacional. Formación Universitaria, 9(1), 2016, pp. 109-115.

Into, S., Perttula, V.-M., Aunola, K., Sorkkila, M., & Ryba, T. V. (2019). Relationship between coaching climates and student-athletes’ symptoms of burnout in school and sports. Sport, Exercise, and Performance Psychology. Advance online publication, 9(3), 341–356. doi: https://doi.org/10.1037/spy0000180

Kim, B., Jee, S., Lee, J., An, S., & Lee, S. M. (2018). Relationships between social support and student burnout: A meta‐analytic approach. Stress and Health, 34,127-134. doi: https://doi.org/10.1002/smi.2771

Leiter, M. P., & Maslach, C. (2016). Latent burnout profiles: A new approach to understanding the burnout experience. Burnout Research, 3(4), 89-100. doi: https://doi.org/10.1016/j.burn.2016.09.001

Liébana-Presa, C., Fernández-Martínez, M. E., Vázquez-Casares, A. M., López-Alonso, A. I., & Rodríguez-Borrego, M. A. (2018). Burnout e engajamento em estudantes universitários de enfermagem. Global Nursing,, 17(50), 131-152. doi: https://doi.org/10.6018/eglobal.17.2.268831

López, R. G., San Martín, L. C., Villalobos, C. P., & Ponce, P. P. (2016). Burnout e engajamento acadêmico em fonoaudiologia. Research in Medical Education, 5(17), 17-23. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2015.08.006

Maslach, C., & Jackson, S. E. (1981). The measurement of experienced burnout. Journal of Organizational Behavior, 2(2), 99–113. doi: https://doi.org/10.1002/job.4030020205

Matos, F. R. M., & De Andrade, A. (2020). Burnout em estudantes: adaptação da Oldenburg Burnout Inventory – Student Version no Brasil. (manuscrito em processo de submissão). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Retrieved from http://labamp.ufes.br/

Molero Jurado, M., Pérez-Fuentes, M., Gázquez Linares, J. J., & Barragán Martín, A. B. (2018). Burnout in Health Professionals According to Their Self-Esteem, Social Support and Empathy Profile. Frontiers in psychology, 9, 424. doi:10.3389/fpsyg.2018.00424

Ortega, F. F. R., Ballestas, L. F., Aguirre, A. A. C., Campo, J. J., & Suárez, S. M. J. (2017). Variables académicas y sociodemográficas relacionadas con el Síndrome de Burnout, en estudiantes de Ingenierías y Ciencias de la Salud de una universidad estatal de Colombia. Psicogente, 20(38), 336-352. doi: https://doi.org/10.17081/psico.20.38.2555

Pérez-Mármol, J. M., Brown, T. (2019). An Examination of the Structural Validity of the Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) Using the Rasch Measurement. Model Health Professions Education, 5, 259-274. doi: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2018.05.004

Pinto, P. S., Nunes, F. M. R., Campos, D. S., Freitas, R. H. B., Bonan, P. R. F., & Batista, A. U. D. (2018). Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. REFACS (online), 6(2), 238-248. doi: https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2822

Reis, D., Xanthopoulou, D., & Tsaousis, I. (2015). Measuring job and academic burnout with the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI): Factorial invariance across samples and countries. Burnout Research, 02(01), 8-18. doi: https://doi.org/10.1016/j.burn.2014.11.001

Rodríguez-Villalobos, J. M., Benavides, E. V., Ornelas, M., & Jurado, P. J. (2019). El Burnout Académico Percibido en Universitarios; Comparaciones por Género. Formación universitaria, 12(5), 23-30. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-50062019000500023

Salmela-Aro, K., Kiuru, N., Leskinen, E., & Nurmi, J. E. (2009). School burnout inventory (SBI) reliability and validity. European Journal of Psychological Assessment, 25(1), 48–57. doi: https://doi.org/10.1027/1015-5759.25.1.48

Santos, A. K. R., Mineiro, H. G., Cruz, L. C. R., Santos, L. G. R., Silveira, M. F., & Pinho, L. (2019). Síndrome de burnout e estilo de vida em estudantes de ensino médio. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (21), 16-22. doi: https://doi.org/10.19131/rpesm.0233

Schaufeli, W. B., Martinez, I. M., Pinto, A. M., Salanova, M., & Bakker, A. B. (2002). Burnout and engagement in university students: a cross-national study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33, 464–481. doi: https://doi.org/10.1177/0022022102033005003

Schuster, M. S., Dias, V. V., & Battistella, L. F. (2015). Inventário de burnout de oldenburg: a influência do gênero, ocupação e supervisão. Revista Raunp, 8(1), 9-18. Retrieved from https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/718

Shih, S.S. (2015). The relationships among Taiwanese adolescents’ perceived classroom environment, academic coping, and burnout. School Psychology Quarterly, 30(2), 307–320. doi: https://doi.org/10.1037/spq0000093

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8(1), 102-106. doi: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Speckens, A., Verweij, H., van Ravesteijn, H., & Lagro-Janssen, T. (2019). Mindfulness for medical, surgical and psychiatric residents. Tijdschrift voor psychiatrie, 61(3), 188. Retrieved from https://www.tijdschriftvoorpsychiatrie.nl/en/issues/537/articles/11886

Supervía, P. U., & Bosdás, C. S. (2019). Relación entre orientaciones intrínsecas y burnout académico en estudiantes. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e188061. doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392019018061

Tavares, C. L., Santos, M. A., Carvalho, I. F., Melo, C. M., Santos, M. A. A., & Vargas, M. M. (2016). Sintomas físicos relacionados ao stress em pré-vestibulandos da rede pública. Anais da 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar alimentado a Ciência”. 24 a 28 de outubro de 2016. ISSN: 1807-2518.

Torres, T. P., Flisser, G. M., Barreto, S. E. G., Varela, T. V., Sutton, A. S., & Flisser, A. (2018). Burnout en estudiantes del Plan de Estudios Combinados en Medicina, Facultad de Medicina, Universidad Nacional Autónoma de México. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 21(6), 295-303. doi: https://doi.org/10.33588/fem.216.973

Torres, A. J., Sansón, R. B., Arce, S., M. E., & Otero, C. A. (2016). Síndrome de Burnout en estudiantes internos de Medicina durante su estancia por Pediatría. Hospital Pediátrico del Cerro Panorama. Cuba y Salud, 11(2), 43-48. Retrieved from https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=66984

Trigo, T. R., Teng, C. T., & Hallak, J. E. C. (2007). Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 34(5), 223-233. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004

Uribe, M. A. T., M., & Illesca, M. P. (2017). Burnout en estudiantes de enfermería de una universidad privada. Investigación en Educación Médica, 6(24), 234-241. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2016.11.005

Williams, C. J., Dziurawiec, S., & Heritage, B. (2018). More pain than gain: Effort–reward imbalance, burnout, and withdrawal intentions within a university student population. Journal of Educational Psychology, 110(3), 378–394. doi: https://doi.org/10.1037/edu0000212

Wilson, V. J., Rayner, C. A., Gordon, N. A., Shaikh, A. B., Crombie, K., & Yasin-Harnekar, S. (2015). Perceived stress among dental students at the University of the Western Cape. South African Dental Journal, 70(6), 255-259. Retrieved from http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-85162015000600007




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i1.4314

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Elisa Rosa Moscon de Matos, Fabiola Rodrigues Matos

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS