Instrumentos de Mensuração da Síndrome de Burnout Estudantil: Revisão Integrativa de Literatura
Resumo
O burnout está ligado a diminuição do desempenho acadêmico, podendo gerar mudanças comportamentais que ocasionam problemas diários no âmbito educacional, social e psicológico. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa de literatura visando explorar os instrumentos que estão sendo utilizados atualmente para mensuração de burnout em estudantes. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: PsycInfo, PubMed, Scielo e Redalyc, e, após aplicação dos critérios de inclusão, 34 artigos contemplaram o objetivo desta pesquisa. Os resultados indicaram que o instrumento mais utilizado atualmente é o Maslach Burnout Inventory-Student Survey, sendo a maior parte da amostra dos estudos pesquisados composta de estudantes do ensino superior. A utilização dos instrumentos buscava verificar associações com aspectos de saúde mental, levantar evidências de validade de medidas e desenvolver intervenções para diminuir efeitos do burnout. Sinaliza-se a relevância de estudos futuros que busquem avaliar a adaptação global do indivíduo em ambientes educacionais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Adil, M. S., & Baig, M. (2018). Impact of job demands-resources model on burnout and employee’s well-being: Evidence from the pharmaceutical organisations of Karachi. IIMB Management Review, 1, 1-15. doi: https://doi.org/10.1016/j.iimb.2018.01.004
Alarcón, M. E. B., Castro, P. G. B., Barradas, A. V. S., & González, J. L. (2017). Esgotamento estudantil em universitários de Veracruz. Revista Ibero-americana de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional, 7 (14), 15-33. doi: https://doi.org/10.23913/ride.v7i14.267
Amor, E. M., Baños, J. E., & Sentí, M. (2020). Prevalencia del síndrome de burnout entre los estudiantes de medicina y su relación con variables demográficas, personales y académicas. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 23(1), 25-33. Retrieved from http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2014-98322020000100005&lng=es&tlng=es.
Andrade, T. M., Souza, V. N., & Castro, N. R. (2016). Nível de ansiedade e estresse em adolescentes concluintes do ensino médio. Revista Científica Univiçosa, 8(1), 595-600. Retrieved from https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/view/706
Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2018). Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 44-52. doi: https://doi.org/10.24879/2018001200300544
Bakare, J., Omeje, H. O., Yisa, M. A., Orji, C. T., Onyechi, K. C., Eseadi, C., ... & Anyaegbunam, E. N. (2019). Investigation of burnout syndrome among electrical and building technology undergraduate students in Nigeria. Medicine, 98(42). Retrieved from https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31626127/
Barraza, A. (2011). Validación psicométrica de la escala unidimensional del burnout estudiantil. Revista Intercontinental de Psicologia e Educação, 13, 51-74. Retrieved from https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80220774004
Bolaños Reyes, N. & Rodríguez Blanco, N. (2016). Prevalência da síndrome do burnout acadêmico no corpo discente de enfermagem da Universidade da Costa Rica. Atual Enfermagem da Costa Rica, (31), 16-35. doi: https://doi.org/10.15517/revenf.v0i31.24519
Bresó, E., & Salanova, M., (2005). Efectos significativos del uso de las creencias de ineficácia como componente del burnout acadêmico en estudiantes universitários. Jornades de Foment de la Investigació, Universidade Jaime I, Espanha.
Campos, J. A. D. B., & Maroco, J. (2012). Maslach Burnout Inventory - Student Survey: Portugal-Brazil cross-cultural adaptation. Revista de Saúde Pública, 46(5), 816-824. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008
Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista gestão em foco, 9(1), 380-401. Retrieved from: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf
Caballero, D. C. C., Hederich, G. C., & García, P. A. (2015). Relación entre burnout y engagement académicos con variables sociodemográficas y académicas. Psicología desde el Caribe, 32(2), 254-267. Retrieved from http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0123-417X2015000200005
Calcides, D. A. P., Didou, R. N., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2019). Burnout Syndrome in medical internship students and its prevention with Balint Group. Revista da Associação Médica Brasileira, 65(11), 1362-1367. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.11.1362
Cavalcanti, I. L., Lima, F. L. T., Souza, T., Calcides, D. A. P., Didou, R. N., Melo, E. V., & Oliva-Costa, E. F. (2019). Síndrome de Burnout em alunos do internato médico e sua prevenção com o Grupo Balint. Revista da Associação Médica Brasileira, 65(11), 1362-1367. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.11.1362
Chang, E., Lee, A., Byun, E., Sung, H., & Lee, S. M. (2016). The mediating effect of motivational types in the relationship between perfectionism and academic burnout. Personality and Individual Differences, 89, 202–210. doi: https://doi.org/10.1016/j.paid.2015.10.010 0191-8869
Charry, C., Garzón, A., Pozo, C., & Bretones, B. (2018). Invarianza factorial del burnout académico para estudiantes hispanohablantes. Revista mexicana de investigación educativa, 23(79), 1195-1215. Retrieved from http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662018000401195&lng=es&tlng=es
Da Silva, D. R., Panosso, I. R., & Donadon, M. F. (2018). Ansiedade em universitários: fatores de risco associados e intervenções–uma revisão crítica da literatura. Psicologia - Saberes & Práticas, 2(1),1-10. Retrieved from http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sumario/64/16012019150843.pdf
Domínguez-González, A. D., Velasco-Jiménez, M. T., Meneses-Ruiz, D. M., Valdivia-Gómez, G., Castro-Martínez, M. G. (2017). Síndrome de burnout en aspirantes a la carrera de medicina Investigación en Educación Médica, 6(24), 242-247. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2016.11.007
Dominguez-Lara, S. (2013). Psychometric analysis of the Emotional Exhaustion
Scale of private university students. Digital Journal of University Teaching
Research, 7(1), 45-55. doi: https://doi.org/10.19083/ridu.7.186
Dominguez-Lara, S. A., & Merino-Soto, C. (2019). Medición con ítem único del agotamiento emocional académico en estudiantes universitarios peruanos: evidencias de validez y confiabilidad. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 1-12. doi: https://doi.org/10.21865/RIDEP50.1.04
Duineveld, J. J., Parker, P. D., Ryan, R. M., Ciarrochi, J., & Salmela-Aro, K. (2017). The link between perceived maternal and paternal autonomy support and adolescent well-being across three major educational transitions. Developmental Psychology, 53(10), 1978–1994. doi: https://doi.org/10.1037/dev0000364
Escuderos, A. M., Colorado, Y. S., & Sañudo, J. P. (2017). Burnout academy e sintomas relacionados com problemas de saúde mental em universitários colombianos. Psychologia. Avances de la Disciplina, 11 (2), 51-72. doi: https://doi.org/10.21500/19002386.2926
Ezenwaji, I. O., Eseadi, C., Ugwoke, S. C., Vita-Agundu, U. C., Edikpa, E., Okeke, F. C., ... & Njoku, L. G. (2019). A group-focused rational emotive behavior coaching for management of academic burnout among undergraduate students: Implications for school administrators. Medicine, 98(30). doi: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000016352
Galdino, M. J. Q., Martins, J. T., Haddad, M. C. F. L., Robazzi, M. L. C. C., & Birolim, M. M. (2016). Síndrome de Burnout entre mestrandos e doutorandos em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 29(1), 100-106. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201600014
García-Flores, V. A., Rodríguez, Y. E. V., Fritz, B. L., Améstica-Rivas, L. R., & Godoy, R. A. (2018). Factores Asociados al Burnout Académico en Estudiantes de Internado Profesional de Fonoaudiologia. Ciencia & trabajo, 20(62), 84-89. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-24492018000200084
Gómez, H. P., Pérez, V. C., Parra, P. P., Ortiz, M., L., Matus, B. O., McColl, C. P. . . .& Meyer, K. A. (2015). Relación entre el bienestar y el rendimiento académico en alumnos de primer año de medicina. Revista médica de Chile, 143(7), 930-937. doi: https://doi.org/10.4067/S0034-98872015000700015
Gonzaga, L. R. V., da Silva, A. M. B., & Enumo, S. R. F. (2017). Ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio. Psicologia Argumento, 34(84). doi: https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.084.AO07
Gouveia, P. A. C., Neta, M. H. C., Aschoff, C. A. M., Gomes, D. P., Silva, N. A. F., & Cavalcanti, H. A. F.(2017). Factors associated with burnout syndrome in medical residents of a university hospital. Revista da Associação Médica Brasileira, 63(6), 504-511. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9282.63.06.504
Freudenberger, H. J. (1974). Staff burn-out. Journal of Social Issues, 30(1), 159-165. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1974.tb00706.x
Haghighi, M., & Gerber, M. (2019). Does mental toughness buffer the relationship between perceived stress, depression, burnout, anxiety, and sleep? International Journal of Stress Management, 26(3), 297–305. doi: https://doi.org/10.1037/str0000106
Hinrichs, C. P., Ortiz, L, E., Pérez, C. E. (2016). Relación entre el Bienestar Académico de Estudiantes de Kinesiología de una Universidad Tradicional de Chile y su Percepción del Ambiente Educacional. Formación Universitaria, 9(1), 2016, pp. 109-115.
Into, S., Perttula, V.-M., Aunola, K., Sorkkila, M., & Ryba, T. V. (2019). Relationship between coaching climates and student-athletes’ symptoms of burnout in school and sports. Sport, Exercise, and Performance Psychology. Advance online publication, 9(3), 341–356. doi: https://doi.org/10.1037/spy0000180
Kim, B., Jee, S., Lee, J., An, S., & Lee, S. M. (2018). Relationships between social support and student burnout: A meta‐analytic approach. Stress and Health, 34,127-134. doi: https://doi.org/10.1002/smi.2771
Leiter, M. P., & Maslach, C. (2016). Latent burnout profiles: A new approach to understanding the burnout experience. Burnout Research, 3(4), 89-100. doi: https://doi.org/10.1016/j.burn.2016.09.001
Liébana-Presa, C., Fernández-Martínez, M. E., Vázquez-Casares, A. M., López-Alonso, A. I., & Rodríguez-Borrego, M. A. (2018). Burnout e engajamento em estudantes universitários de enfermagem. Global Nursing,, 17(50), 131-152. doi: https://doi.org/10.6018/eglobal.17.2.268831
López, R. G., San Martín, L. C., Villalobos, C. P., & Ponce, P. P. (2016). Burnout e engajamento acadêmico em fonoaudiologia. Research in Medical Education, 5(17), 17-23. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2015.08.006
Maslach, C., & Jackson, S. E. (1981). The measurement of experienced burnout. Journal of Organizational Behavior, 2(2), 99–113. doi: https://doi.org/10.1002/job.4030020205
Matos, F. R. M., & De Andrade, A. (2020). Burnout em estudantes: adaptação da Oldenburg Burnout Inventory – Student Version no Brasil. (manuscrito em processo de submissão). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil. Retrieved from http://labamp.ufes.br/
Molero Jurado, M., Pérez-Fuentes, M., Gázquez Linares, J. J., & Barragán Martín, A. B. (2018). Burnout in Health Professionals According to Their Self-Esteem, Social Support and Empathy Profile. Frontiers in psychology, 9, 424. doi:10.3389/fpsyg.2018.00424
Ortega, F. F. R., Ballestas, L. F., Aguirre, A. A. C., Campo, J. J., & Suárez, S. M. J. (2017). Variables académicas y sociodemográficas relacionadas con el Síndrome de Burnout, en estudiantes de Ingenierías y Ciencias de la Salud de una universidad estatal de Colombia. Psicogente, 20(38), 336-352. doi: https://doi.org/10.17081/psico.20.38.2555
Pérez-Mármol, J. M., Brown, T. (2019). An Examination of the Structural Validity of the Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) Using the Rasch Measurement. Model Health Professions Education, 5, 259-274. doi: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2018.05.004
Pinto, P. S., Nunes, F. M. R., Campos, D. S., Freitas, R. H. B., Bonan, P. R. F., & Batista, A. U. D. (2018). Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: uma revisão da literatura. REFACS (online), 6(2), 238-248. doi: https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2822
Reis, D., Xanthopoulou, D., & Tsaousis, I. (2015). Measuring job and academic burnout with the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI): Factorial invariance across samples and countries. Burnout Research, 02(01), 8-18. doi: https://doi.org/10.1016/j.burn.2014.11.001
Rodríguez-Villalobos, J. M., Benavides, E. V., Ornelas, M., & Jurado, P. J. (2019). El Burnout Académico Percibido en Universitarios; Comparaciones por Género. Formación universitaria, 12(5), 23-30. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-50062019000500023
Salmela-Aro, K., Kiuru, N., Leskinen, E., & Nurmi, J. E. (2009). School burnout inventory (SBI) reliability and validity. European Journal of Psychological Assessment, 25(1), 48–57. doi: https://doi.org/10.1027/1015-5759.25.1.48
Santos, A. K. R., Mineiro, H. G., Cruz, L. C. R., Santos, L. G. R., Silveira, M. F., & Pinho, L. (2019). Síndrome de burnout e estilo de vida em estudantes de ensino médio. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, (21), 16-22. doi: https://doi.org/10.19131/rpesm.0233
Schaufeli, W. B., Martinez, I. M., Pinto, A. M., Salanova, M., & Bakker, A. B. (2002). Burnout and engagement in university students: a cross-national study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33, 464–481. doi: https://doi.org/10.1177/0022022102033005003
Schuster, M. S., Dias, V. V., & Battistella, L. F. (2015). Inventário de burnout de oldenburg: a influência do gênero, ocupação e supervisão. Revista Raunp, 8(1), 9-18. Retrieved from https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/718
Shih, S.S. (2015). The relationships among Taiwanese adolescents’ perceived classroom environment, academic coping, and burnout. School Psychology Quarterly, 30(2), 307–320. doi: https://doi.org/10.1037/spq0000093
Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8(1), 102-106. doi: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134
Speckens, A., Verweij, H., van Ravesteijn, H., & Lagro-Janssen, T. (2019). Mindfulness for medical, surgical and psychiatric residents. Tijdschrift voor psychiatrie, 61(3), 188. Retrieved from https://www.tijdschriftvoorpsychiatrie.nl/en/issues/537/articles/11886
Supervía, P. U., & Bosdás, C. S. (2019). Relación entre orientaciones intrínsecas y burnout académico en estudiantes. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e188061. doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392019018061
Tavares, C. L., Santos, M. A., Carvalho, I. F., Melo, C. M., Santos, M. A. A., & Vargas, M. M. (2016). Sintomas físicos relacionados ao stress em pré-vestibulandos da rede pública. Anais da 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar alimentado a Ciência”. 24 a 28 de outubro de 2016. ISSN: 1807-2518.
Torres, T. P., Flisser, G. M., Barreto, S. E. G., Varela, T. V., Sutton, A. S., & Flisser, A. (2018). Burnout en estudiantes del Plan de Estudios Combinados en Medicina, Facultad de Medicina, Universidad Nacional Autónoma de México. FEM: Revista de la Fundación Educación Médica, 21(6), 295-303. doi: https://doi.org/10.33588/fem.216.973
Torres, A. J., Sansón, R. B., Arce, S., M. E., & Otero, C. A. (2016). Síndrome de Burnout en estudiantes internos de Medicina durante su estancia por Pediatría. Hospital Pediátrico del Cerro Panorama. Cuba y Salud, 11(2), 43-48. Retrieved from https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=66984
Trigo, T. R., Teng, C. T., & Hallak, J. E. C. (2007). Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 34(5), 223-233. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004
Uribe, M. A. T., M., & Illesca, M. P. (2017). Burnout en estudiantes de enfermería de una universidad privada. Investigación en Educación Médica, 6(24), 234-241. doi: https://doi.org/10.1016/j.riem.2016.11.005
Williams, C. J., Dziurawiec, S., & Heritage, B. (2018). More pain than gain: Effort–reward imbalance, burnout, and withdrawal intentions within a university student population. Journal of Educational Psychology, 110(3), 378–394. doi: https://doi.org/10.1037/edu0000212
Wilson, V. J., Rayner, C. A., Gordon, N. A., Shaikh, A. B., Crombie, K., & Yasin-Harnekar, S. (2015). Perceived stress among dental students at the University of the Western Cape. South African Dental Journal, 70(6), 255-259. Retrieved from http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-85162015000600007
DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2022.v14i1.4314
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Elisa Rosa Moscon de Matos, Fabiola Rodrigues Matos
ISSN 2175-5027
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
BASES DE DADOS E INDEXADORES