O Psicólogo Escolar na Educação Infantil: Uma Proposta de Intervenção Psicossocial

Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Marcia Valeria Reis Beckman, Raquel Souza Lobo Guzzo

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo compartilhar uma experiência de intervenção psicossocial desenvolvida por estudantes e profissionais da psicologia escolar dentro de uma instituição municipal de Educação Infantil localizada em uma cidade do estado de São Paulo, por meio de um projeto intitulado Voo da Águia. As principais atividades desenvolvidas pela equipe de psicologia nesta instituição foram: (1) Mapeamento escolar e social de vida; (2) Acompanhamento das Trajetórias de Vida e de Escolarização; (3) Participação nas reuniões de Formação Docente; (4) Tecendo as redes intersetoriais; (5) Encontro com a família; e, (6) Fortalecimento da formação acadêmica e profissional. De maneira geral, o projeto Voo da Águia contribuiu para permitir acesso a uma vivência diária com uma população que tem os seus direitos básicos negados, o qual impulsionou na equipe a necessidade de desenvolver intervenções que mobilizassem nos sujeitos a mudança nas suas condições sociais. Para isto, foi desenvolvida uma prática direcionada ao processo de tomada de consciência, fortalecimento e enfrentamento às adversidades na vida cotidiana.


Palavras-chave


Psicologia educacional; Educação infantil; Psicologia escolar; vida cotidiana

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Braz-Aquino, F. S., & Gomes, A. R. (2016). Estágio em psicologia escolar: apontamentos sobre a formação e atuação profissional. In M. V. M. Dazzani & V. L. T. Souza (Eds.). Psicologia escolar crítica: teoria e prática nos contextos educativos. (pp. 141-157). Campinas, SP: Alínea.

Beckman, M. V. R (2007). Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares (Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Brasil). Retrieved from http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/171

Costa, A. S. C. (2010). Desenvolvimento da criança na Educação Infantil: uma proposta de acompanhamento (Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Brasil). Retrieved from http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/421

Costa, A. S., & Guzzo, R. S. (2006). Psicólogo escolar e educação infantil: um estudo de caso. Revista Escritos sobre Educação, 5 (1), 05-12. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432006000100002&lng=pt&tlng=pt

Guzzo, R. S. L. (2005). Escola amordaçada: compromisso do psicólogo com este contexto. In A. M. Martínez (Eds.) Psicologia Escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas. (pp. 17-29). Campinas, SP: Alínea.

Guzzo, R. S. L. (Eds.) (2007). Desenvolvimento infantil: família, proteção e risco. Campinas, SP: Alínea.

Guzzo, R. S. L., Martinez, A. M., & Campos, H. R. (2007). School Psychology in Brazil. In S. R. Jimerson, T. D. Oakland & P. T. Farrell (Eds.). The Handbook of International School Psychology. (pp. 29-37). California: Sage Publications.

Guzzo, R. S. L., Costa, A. S., & Sant’Ana, I. M. (2009). Formando psicólogos escolares: problemas, vulnerabilidade, desafios e horizontes. In C. M. Marinho-Araújo (Eds.). Psicologia escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática (pp. 35-52). Campinas, SP: Alínea.

Guzzo, R. S. L., & Mezzalira, A. S. C. (2011). 2008 – Ano da Educação para os Psicólogos: encaminhamentos e próximos passos. In C. M. Marinho-Araújo & R. S. L. Guzzo (Eds.). Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras. (pp. 11-31). Campinas: Alínea.

Guzzo, R. S. L., Mezzalira, A. S. C., & Moreira, A. P. G. (2012). Psicólogo na rede pública de Educação: embates dentro e fora da própria profissão. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 329-338. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000200016

Guzzo, R. S. L., Mezzalira, A. S. C., & Moreira, A. P. (2014). Desafios, ameaças e compromissos para os psicólogos: as políticas públicas no campo educativo. In I. F. Oliveira & O. H. Yamamoto (Eds.) Psicologia e políticas sociais: temas em debate. (pp. 215-238). Belém, PA: Ed. UFPA.

Guzzo, R. S. L., Moreira, A. P. G., & Mezzalira, A. S. C. (2016). Desafios para o cotidiano do psicólogo dentro da escola: a questão do método. In M. V. M. Dazzani & V. L. T. Souza (Eds.). Psicologia escolar crítica: teoria e prática nos contextos educativos. (pp. 21-35). Campinas, SP: Alínea.

Guzzo, R. S. L., Mezzalira, A. S. C., Weber, M. A. L., Sant’Ana, I. M., & Teles-Silva, S. S. G. (2018). Psicologia escolar e família: importância da proximidade e do diálogo. In C. M. Marinho-Araujo, F. S. B. Aquino, R. S. L. Guzzo & V. L. T. Souza. Psicologia Escolar Crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. (pp. 143-162). Campinas, SP: Alínea.

Marinho-Araújo, C. M., & Almeida, S.F.C. (2005). Recriando identidades, desenvolvendo competências. In A. M. Martinez (Eds.). Psicologia escolar e compromisso social (pp. 243-259). Campinas, SP: Alínea.

Meireles, J., Moreira, A. P. G., Mezzalira, A. S. C., & Guzzo, R. S. L. (2014) Avaliação psicossocial e desenvolvimento da criança: uma história de vida. Temas em Psicologia, 22, 715-724. doi: https://doi.org/10.9788/TP2014.4-04

Mezzalira, A. S. C., & Guzzo, R. S. L. (2011). Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na Educação Infantil: algumas contribuições da Psicologia Escolar. Aletheia, (35-36), 22-35. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000200003&lng=pt&tlng=pt

Mezzalira, A. S. C., & Guzzo, R. S. L. (2015) The educator and violent

situations experience by student: Coping strategies. Revista Estudos de

Psicologia de Campinas, 32, 37-47. doi: https://doi.org/10.1590/0103-

X2015000100004

Mezzalira, A. S. C., Weber, M. A. L., & Guzzo, R. S. L. (2013) Educadores de criança: condições de trabalho e vida. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(3), 688-699. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000300013

Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2013). Situação-limite na educação infantil: contradições e possibilidades de intervenção. Psicologia: Teoria e Prática, 15, 188-199. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000300014&lng=pt&tlng=pt

Sant’Ana, I. M., Costa, A. S., & Guzzo, R. S. (2007). Escola e vida: compreendendo uma realidade de conflitos e contradições. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 2(2), 302-311. Retrieved from http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/508/472

Sant’Ana, I. M., & Guzzo, R. S. L. (2014). O psicólogo escolar e o projeto político-pedagógico da escola: diálogos e possibilidades de atuação. In R. S. L. Guzzo (Eds.). Psicologia escolar: desafios e bastidores na Educação Pública. (pp. 85-109). Campinas, SP: Alínea.

Silva Neto, W. M. F., Guzzo, R. S. L., & Moreira, A. P. G. (2014). Estagiários de Psicologia na Escola: o que os bastidores revelam para a formação profissional?. In R. S. L. Guzzo (Eds.). Psicologia escolar: desafios e bastidores na Educação Pública. (pp. 197-216). Campinas, SP: Alínea.

Souza, V. L. T., Petroni, A. P., Dugnani, L. A. C., Barbosa, E. T., & Andrada, P. C. (2014). O psicólogo na escola e com a escola: a parceria como forma de atuação promotora de mudanças. In R. S. L. Guzzo (Eds.). Psicologia escolar: desafios e bastidores na Educação Pública. (pp. 27-54). Campinas, SP: Alínea.

Weber, M. A. L. (2009). Trilogia da proteção integral à criança: compreensão de pais e educadores da Educação infantil. (Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, Brasil). Retrieved from http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/409

Weber, M. A. L., & Guzzo, R. S. L. (2006). Violência doméstica e rede de proteção: dificuldades, responsabilidades e compromissos. Em Debate, 1(4), 01-23. Retrieved from https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_emdebate.php?strSecao=input0




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3051

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Marcia Valeria Reis Beckman, Raquel Souza Lobo Guzzo

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS