Atuação do Psicólogo Escolar Crítico Frente às Queixas Escolares: As Assembleias Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3039

Palavras-chave:

Psicologia educacional, queixas escolares, assembleias escolares

Resumo

O presente artigo relata uma experiência de atuação em psicologia escolar. Desde 1980, a psicologia escolar critica a psicologia tradicional, através de pesquisas que contestam a explicação patologizante do fracasso escolar, gerando modificações na atuação de muitos psicólogos. Práticas psicológicas como a psicoterapia clínica em ambiente escolar são substituídas por práticas discursivas promotoras de diálogo. Com o objetivo de estabelecer a democracia escolar e o protagonismo das crianças na transformação das relações interpessoais, as assembleias escolares se revelam como potencial instrumento socioeducativo. Realizamos uma intervenção numa escola pública de ensino fundamental, em Salvador - BA, com uma turma do 5º ano, a partir de queixas de indisciplina. Foram realizados cinco encontros semanais com a turma: um de preparação, dois de assembleia, um de fechamento e outro de festa de encerramento. Reuniões com membros da equipe escolar precederam o primeiro encontro e sucederam o último. Pudemos perceber o quanto é importante para os alunos serem escutados e reconhecidos como sujeitos, acolhidos em suas opiniões nem sempre “politicamente corretas”. Este trabalho está em processo. Nas próximas etapas, os psicólogos problematizarão com a equipe escolar o que se entende por indisciplina, quando esta acontece e quais são as práticas que a produzem.


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Biografia do Autor

  • Patricia Carla Silva do Vale Zucoloto, Universidade Federal da Bahia
    Pós-doutoranda pelo PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFBA. Pós-doutora pelo PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea/UCSal. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento Humano e estudos sobre a Família, atuando principalmente nos seguintes temas: fracasso e sucesso escolar; dificuldades no processo de escolarização; medicalização do fracasso escolar; orientação à queixa escolar; inclusão escolar; relação família e educação; envolvimento paterno; história da psicologia; método fenomenológico aplicado à psicologia e logoterapia.
  • Laís Nunes Souto, Universidade Federal da Bahia

    Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia. Participou do grupo de pesquisa Desenvolvimento Social na Infância em projeto intitulado Eficácia de programa de visitas domiciliares para favorecer a responsividade materna com enfoque na interação mãe-bebê (UFBA). Foi bolsista também em projeto A produção narrativa da queixa escolar: narrativa, identidade e trajetória escolar (UFBA). Participou do grupo de extensão Sessão Aberta de Cinema (UFBA), que promove sessões de cinema adaptadas à crianças autistas. Tem interesse nos seguintes temas: Desenvolvimento Infantil, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Cultural, Inclusão Educacional e Autismo.

  • Dionis Soares de Souza
    É graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Cognitiva e Medidas psicológicas pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa na UFBA sobre Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais. Tem interesse nas temáticas relacionadas aos processos de desenvolvimento humano, psicologia do self dialógico e na atuação do psicólogo sob a abordagem sistêmica familiar.
  • Kalena Ellen dos Santos Ferraz, Universidade Federal da Bahia
    Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com Ênfase em Estudo da subjetividade e comportamento humano pela Universidade Federal da Bahia (2016). Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.
  • Gilberto Santos Lima, Universidade do Estado da Bahia
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1982), especialização em Psicologia Educacional pela PUC/MG (1997), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, velhice, educação e cidadania.
  • Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), ambos com bolsa CAPES. Realizou no período de 2002-2003 estágio de pesquisa com bolsa sanduíche (CAPES) na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Realizou estágio pós-doutoral na Clark University, Estados Unidos (CAPES/2009-2010), sob a orientação do Prof. Dr. Jaan Valsiner. É pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Educação, ambos da Universidade Federal da Bahia. Compõe a coordenação da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (março de 2013 a dezembro de 2014/ março de 2015 a dezembro de 2016). Participa do Núcleo de Estudos Sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais/CNPq do qual é a líder e do Kitchen Seminar Network (grupo de pesquisadores de várias nacionalidades, coordenado por Jaan Valsiner, com sede na Aalborg University, Dinamarca). É membro do GT Psicologia Escolar e Educacional (ANPEPP). Atualmente é membro do Comitê Científico da Editora Springer (New York) na Book Series on Cultural Psychology of Education. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relação família-escola-comunidade, família e desempenho acadêmico, queixa escolar, conhecimento e aprendizagem. Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Cultural do Desenvolvimento de base semiótica e a Educação. Interessa-se pelo estudo do desenvolvimento em contextos culturais. Desenvolve pesquisas que envolvem: (a) a análise de narrativas e de transições desenvolvimentais, considerando a família e a escola enquanto contextos culturais de desenvolvimento (práticas ligadas à participação da família na vida escolar,à criação de filhos etc) e (b) a análise das demandas de queixa escolar e compreensão do fenômeno do fracasso escolar.

Referências

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Publicado

2019-04-24

Como Citar

Zucoloto, P. C. S. do V., Souto, L. N., de Souza, D. S., Ferraz, K. E. dos S., Lima, G. S., & Dazzani, M. V. M. (2019). Atuação do Psicólogo Escolar Crítico Frente às Queixas Escolares: As Assembleias Escolares. Revista De Psicologia Da IMED, 11(1), 217-232. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3039