Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de experiência

Márcia Elisa Jager, Naiana Dapieve Patias

Resumo


O fortalecimento de ações em Psicologia Escolar, pela via da consultoria, possui relação com o desenvolvimento histórico da especialidade no país, uma vez que não conquistou sua colocação legalizada nas escolas públicas, permanecendo sua atuação restrita a escolas privadas. Este artigo descreve as ações extensionistas iniciais desenvolvidas no projeto de extensão “Consultoria em Psicologia Escolar: proposta interventiva em queixas escolares”, vinculadas a uma Universidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As ações contemplaram o mapeamento de queixas escolares da rede municipal de ensino da cidade e o desenvolvimento de ações interventivas planejadas a partir das demandas identificadas, tais como grupos com alunos e com professores. Ainda, pela via de relatório do mapeamento das queixas escolares, buscou-se propor intervenções futuras junto à equipe da Secretaria Municipal de Educação. As ações extensionistas proporcionaram um novo olhar às experiências escolares na medida em que as queixas puderam ser compreendidas para além do atendimento individual e intervenções familiares já realizadas pela equipe de Psicologia Escolar da cidade. A partir das práticas desenvolvidas, as ações do projeto de extensão passaram a compor uma alternativa de encaminhamentos junto à equipe de Psicologia Escolar da Secretaria Municipal de Educação.


Palavras-chave


Psicologia educacional; Escola; Professores escolares; Estudantes

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.3016

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Direitos autorais 2019 Márcia Elisa Jager, Naiana Dapieve Patias, Camilla Baldicera Biazus

ISSN 2175-5027

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