Análise da Estabilidade Global em Edifício de Concreto Armado com Lajes Lisas: Estudo de Caso

Bruna Gôbbo de Águas, Marcelo Victor Mesquita Pires, Wellington Andrade da Silva, José Júlio de Cerqueira Pituba

Resumo


O conhecimento voltado para a área da engenharia de estruturas se mostra crescente no que diz respeito às arquiteturas que lançam grandes desafios na hora de idealizar um projeto estrutural. Em virtude de tal situação, a análise da estabilidade de um sistema estrutural é realizada conhecendo as propriedades do material e dos elementos que compõem o arranjo estrutural como um todo. Neste trabalho, o material utilizado será o concreto armado e o sistema estrutural formado por pilares e lajes lisas. Dessa forma, o intuito do trabalho é contribuir para o entendimento do comportamento estrutural dessa tipologia de sistema estrutural, pois as lajes lisas apresentam uma configuração diferente das lajes convencionais, isso porque não descarregam as ações que lhes é imposta nos elementos de vigas, mas sim diretamente nos pilares, o que pode gerar maior instabilidade para o sistema estrutural. Nesse sentido, para um edifício de concreto armado, com 8 pavimentos, foram utilizados dois métodos de análise, sendo estes: modelo de pórtico espacial e processo P-Delta e o modelo de pórtico plano com o método dos pórticos planos associados. Assim, buscaram-se resultados referentes à análise da estabilidade global, tais como os momentos de primeira e segunda ordem, bem como os valores dos coeficientes , para a atuação do vento a 0° e 90°. Os resultados alcançados para o coeficiente  foram muito similares para os dois métodos, por se tratar de um parâmetro qualitativo. Porém, ressalta-se que quanto as estimativas de esforços de primeira e segunda ordem, os resultados obtidos demonstram que o método do pórtico plano associado não é conservador, não sendo recomendado o seu uso para fins de projeto e dimensionamento do sistema estrutural estudado, sendo indicado somente para casos de pré-dimensionamento.


Palavras-chave


Concreto Armado; Lajes Lisas; Análise de Segunda Ordem; Processo P-Delta; Método do Pórtico Associado

Texto completo:

PDF

Referências


ALTOQI EBERICK. Eberick V8. Versão V.8, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://altoqi.com.br/downloads/. Acesso em: 9 fevereiro 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto Armado. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 256p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6120: Ações para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019. 66p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 1988. 66p.

BARBOZA, M. R. Concepção e análise de estruturas de edifícios em concreto armado. 2008. 166f. Relatório Final de Iniciação Científica – FAPESP. Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus de Bauru. Faculdade de Engenharia. Bauru, 2008.

BAVARESCO, D. Análise e dimensionamento de lajes lisas em concreto armado. 2010. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia. Maringá, 2010.

BUENO, M. M. E. Avaliação dos parâmetros de instabilidade global em estruturas de concreto armado. 2009. 105f. Dissertação de Mestrado em Estruturas e Construção Civil. Faculdade de Tecnologia. Universidade de Brasília. Brasília, 2009.

FEITOSA, A. L.; ALVES, E. C. Estudo da estabilidade global de edifícios altos com lajes protendidas. IBRACON Structures and Materials Journal, v. 8, n. 2, p. 196-224, (ISSN 1983-4195), 2015.

FONTES, F. F. Análise estrutural de elementos lineares segundo a NBR 6118:2003. 2005. 137f. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005.

FTOOL. Ftool – Two-Dimensional Frame Analysis Tool. Versão educacional 3.0, Rio de Janeiro, 2018.

GUTIERRE, S. M. Estudo sobre a contribuição das lajes na estabilidade global de edifícios. 2016. 236f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro tecnológico. Florianópolis, 2016.

HAUCH, A. da S. Análise da Estabilidade Global de Estruturas de Concreto Armado. 2010. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Tecnologia. Ijuí, 2010.

KIMURA, A. Informática aplicada em estruturas de concreto armado: cálculos de edifícios com uso de sistemas computacionais. São Paulo. Ed. Pini, 2007. 624p.

SILVA, W. Q. Sobre análise não-linear geométrica considerando o empenamento dos núcleos estruturais e a interação solo-estrutura. 2014. 190f. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2021.v8i2.4363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Bruna Gôbbo de Águas, Marcelo Victor Mesquita Pires, Wellington Andrade da Silva, José Júlio de Cerqueira Pituba

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg