Estudo experimental de vigas de concreto armado reforçadas à flexão com chapas de aço

Charlei Marcelo Paliga, Natiele Gonçalves Nicolini, Aline Ribeiro Paliga, Ariela da Silva Torres

Resumo


Frequentemente, há necessidade de se reforçar um elemento estrutural, uma vez que o mesmo nem sempre é capaz de suportar um aumento de carga aplicada. Em razão disso, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo da técnica de reforço estrutural à flexão, com chapas de aço coladas em vigas de concreto armado, a fim de verificar mudanças de comportamento das mesmas ao utilizar diferentes propostas para essa técnica. Para que os objetivos deste trabalho fossem atingidos, realizou-se um programa experimental, que consistiu na realização de ensaios à flexão com cinco vigas, sendo uma sem reforço e outras quatro reforçadas com chapas de duas diferentes espessuras. Duas foram reforçadas com chapa de aço somente colada e outras duas com chapa de aço colada e ancorada com parabolts em suas extremidades. Conforme os resultados experimentais obtidos, percebeu-se o aumento de resistência e rigidez das vigas reforçadas em relação à viga testemunho. Além disso, constatou-se que a espessura da chapa influenciou no desempenho do reforço e que a ancoragem com parabolt é de extrema importância para o melhoramento do sistema. O aumento de resistência não atingiu a porcentagem proposta pela metodologia de cálculo, evidenciando o cuidado que se deve ter na preparação da superfície de aplicação da chapa e do concreto. Concluiu-se que estudos de caracterização devem ser realizados com a resina epóxi e as ancoragens utilizadas para se obter o melhor desempenho das vigas reforçadas.


Palavras-chave


Reforço estrutural. Vigas de concreto armado. Chapa de aço colada. Ensaio à flexão.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118. Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

BEBER, A. J. Comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com compósitos de fibra de carbono. Porto Alegre, 2003. 317 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.

CAMPAGNOLO, J. L.; CAMPOS FILHO, A.; SILVA FILHO, L. C. P. Estudo do comportamento estrutural e do problema de ancoragem em vigas de concreto armado reforçadas com chapas de aço coladas. In: XXVI JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIERIA ESTRUCTURAL. Montevideu, Uruguay, novembro, 1993. p. 15-19.

CAMPAGNOLO, J. L.; CAMPOS FILHO, A.; SILVA FILHO, L. C. P. Estudo-teórico experimental sobre vigas de concreto armado reforçadas. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, 1997. Porto Alegre, 1997. p. 127-134.

COMITE EURO-INTERNATIONAL DU BÉTON. Assessment on Concrete Structures and Design Procedures for Upgrading. Bulletin d`Information n.162, 1983.

NICOLINI, N. G. Estudo experimental para o reforço à flexão, com chapas de aço, em vigas de concreto armado. Pelotas, 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018.

PALIGA, C. M. Análise probabilística de vigas de concreto armado recuperadas à flexão, através do método de Monte Carlo utilizando um modelo de elementos finitos. Porto Alegre, 2008. 221 f. Tese (Doutorado em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

REIS, A. P. A. Reforço de vigas de concreto armado por meio de barras de aço adicionais ou chapas de aço e argamassa de alto desempenho. São Carlos, 1998. 239 f. Dissertação de Mestrado - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. São Carlos, 1998.

SOUZA, V. C. M.; RIPPER, T. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. 1. Ed. São Paulo: Pini, 1998. 262 p.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2019.v6i1.2835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Charlei Marcelo Paliga, Natiele Gonçalves Nicolini, Aline Ribeiro Paliga, Ariela da Silva Torres

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg