Avaliação da estabilidade de taludes em áreas de expansão urbana do município de Rio Piracicaba - MG, Brasil

Daniel Miranda Ramos de Araújo, Cleverson Alves de Lima, Lais Emily de Assis, Eduardo Antônio Gomes Marques, Sady Júnior Martins da Costa de Menezes, Thayse Gama de Carvalho

Resumen


Esse estudo teve como objetivo avaliar as condições de estabilidade de três áreas situadas em uma zona de expansão urbana no município de Rio Piracicaba – MG,  quando ao movimento de massa. A região apresenta um histórico de instabilizações desta natureza, em especial de escorregamentos translacionais rasos, com superfície de ruptura planar. Para a realização desta pesquisa recorreu-se à utilização de imagens obtidas por um veículo aéreo não tripulado, que permitiram a modelagem do terreno em ambiente SIG, e de amostras de campo indeformadas extraídas para análise geotécnica em laboratório do solo  local. Os taludes selecionados para avaliação apresentaram como critérios preponderantes alta declividade, inicio de assentamentos habitacionais informais e terrenos antropizados. Após o levantamento dos dados de campo e de laboratório, os dados foram implementados em uma ferramenta de simulação computacional para obtenção dos seus respectivos fatores de segurança (FS) à luz da norma NBR 11682/2009, na condição saturada, verificando qual o grau de suscetibilidade as encostas e os moradores daquela localidade estavam expostas e que demandam medidas mitigatórias ou corretivas, por parte das autoridades gestoras, a fim de se garantir a segurança dos seus habitantes.


Palabras clave


Movimento de Massa; Deslizamento em Encostas; Planejamento Urbano; Sensoriamento Remoto

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


American Society for Testing and Materials. ASTM D3080/D3080M-11. Standard Test Method for Direct Shear Test of Soils Under Consolidated Drained Conditions. West Conshohocken, Pennsylvania, EUA, 2011.

American Society for Testing and Materials. ASTM D6528-17. Standard Test Method for Consolidated Undrained Direct Simple Shear Testing of Fine Grain Soils. West Conshohocken, Pennsylvania, EUA, 2017.

ASSIS, L. E. De. Avaliação geológico-geotécnica em áreas de susceptibilidade à movimentos de massa em Rio Piracicaba (MG). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa / UFV, 2017. 175 p.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 11682. Estabilidade de Encostas. Rio de Janeiro, 2009.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6457. Amostras de solo: Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Rio de Janeiro, 1986.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6459. Determinação do Limite de Liquidez. Rio de Janeiro, 1984.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6508. Grãos de solo que passam na peneira de 4,8 mm: Determinação da massa específica. Rio de Janeiro, 1984.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7180. Determinação do Limite de Plasticidade. Rio de Janeiro, 1984.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7181. Solo – Análise Granulométrica - Procedimento. Rio de Janeiro, 1984.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9604. Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas - Procedimento. Rio de Janeiro, 2016.

AUGUSTO FILHO, O. Cartas de Risco de Escorregamentos: Uma proposta metodológica e sua aplicação no município de Ilhabela, SP. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 1994. 167 p.

BARRETO JÚNIOR, A. M.; PACHECO, A. da P.; CELESTINO, M. A. L. Aspectos do Sensoriamento Remoto Geológico na Bacia do Araripe (PE/CE/PI/BRASIL). Periódico Estudos Geológicos, v. 28. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, 2018.

BRASIL, República Federativa do. Parcelamento do Solo Urbano. Lei n° 6766, de 19 de dezembro. Brasília, DF, 1979.

BRASIL, República Federativa do. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Lei n° 12608, de 10 de abril. Brasília, DF, 2012.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER. Classificação de solos tropicais para finalidades rodoviárias utilizando corpos-de-prova compactados em equipamento miniatura, DNER – CLA 259/96. Rio de Janeiro, 1996.

FERNANDES, A.; BEZERRA, P. Estudo Fitogeográfico do Brasil. Stylus Comunicações. Fortaleza, CE, 1990.

FONSECA, A. P.; LACERDA, W. A. Ensaios de Resistência de Pico e Residual em Solos Tropicais de Gnaisse. Coordenação de Construção Civil, CEFET-RJ, Rio de Janeiro. Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2006.

FONSECA, G.A. Biodiversidade, População e Economia: Uma Região de Mata Atlântica. UFMG/Cedeplar/ECMXC; PADCT/CIAMB, Belo Horizonte, MG, 1997.

FONSECA NETO, F. de D.; GRIPP JÚNIOR, J.; BOTELHO, M. F.; SANTOS, A. de P. dos; NASCIMENTO, L. A.; FONSECA, A. L. B. Avaliação da qualidade posicional de dados espaciais gerados por VANT utilizando feições pontuais e lineares para aplicações cadastrais. Boletim de Ciências Geodésicas, Curitiba, PR. v. 23, n. 1, p. 134-149, 2017.

FREITAS, M. A. C. (2011) Análise de Estabilidade de Taludes pelos Métodos de Morgenstern-Price e Correia. Dissertação de Mestrado em Geotecnia. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP. Porto, Portugal.

GRIPP Jr., J. (2009) Ortorretificação de imagens de alta resolução para aplicação no cadastro técnico rural e mapeamento de área de preservação permanente e reservas legais. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal, Universidade Federal de Viçosa / UFV, 151 p.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Município de Rio Piracicaba, MG, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rio-piracicaba/panorama. Acesso em: 16 dez. 2019.

Instituto Mineiro De Gestão Das Águas – IGAM. Plano de Ação de Recursos Hídricos da Unidade de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos Piracicaba - PARH Piracicaba. Consórcio Ecoplan-Lume. Minas Gerais, MG. 2010.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil. 2019. Disponível em: http://www.dsr.inpe.br/topodata/acesso.php. Acesso em: 09 out. 2019.

LIU, C. C. Análise estrutural de lineamentos em imagens de sensoriamento remoto: aplicação ao Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Pós-graduação em Geociências, USP, São Paulo, SP. 157p. 1984.

MASSAD, F. Obras de Terra: curso básico de Geotecnia. 2ª edição. Editora Oficina de Textos. São Paulo, SP, 2010.

MASSAD, F. Mecânica dos Solos Experimental. Editora Oficina de Textos. São Paulo, SP, 2016.

ROBERTO, A. J. Extração de Informação Geográfica a partir de Fotografias Aéreas obtidas com Vants para apoio de SIG Municipal. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 2013.

TABALIPA, N. L.; FIORI, A. P. Influência da vegetação na estabilidade de taludes na Bacia do Rio Ligeiro (PR). Periódico Geociências, v. 27, n. 3, p. 387-399, 2008. Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), São Paulo, SP.

TOMINAGA, L. K. Avaliação de Metodologias de Análises de Risco a Escorregamentos: Aplicação de um Ensaio em Ubatuba, SP. Tese (Dourado em Ciências – Geografia Física). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. 2007. 240p.

VARGAS, M. Introdução à Mecânica dos Solos. Editora McGraw-Hill. São Paulo, SP, 1977.

VIANA, D. C. Análise da qualidade cartográfica de MDS e MDE gerados por VANT e refinados com uso de dados GNSS RTK. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa / UFV, 69 p. 2017.

ZANETTI, J. Influência do número e distribuição de pontos de controle em ortofotos geradas a partir de um levantamento por VANT. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa / UFV, 84 p. 2017.




DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2021.v8i2.4357

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2022 Daniel Miranda Ramos de Araújo, Cleverson Alves de Lima, Lais Emily de Assis, Eduardo Antônio Gomes Marques, Sady Júnior Martins da Costa de Menezes, Thayse Gama de Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra da Revista de Engenharia Civil IMED está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

DOAJ.jpg   logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
SHERPA-RoMEO-long-logo.gif   
 
 latindex.jpg