Quem mexeu no meu brinquedo? Investigando o consumo de brinquedos por um grupo de adultos

Rafael Mendes Lübeck, Aline Hopner, Ana Paula Silva

Resumo


O presente trabalho objetivou investigar os valores simbólicos que explicam o consumo de brinquedos por um grupo de pessoas adultas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com coleta de informações via entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos por conveniência dos pesquisadores que selecionaram cinco adultos que consomem brinquedos e os colecionam há pelo menos 10 anos. A análise dos resultados foi realizada via análise de conteúdo para gerar categorias e agrupar informações sobre um mesmo tema e análise do discurso para interpretação dos resultados sob a ótica do simbolismo no consumo. Como principais resultados tem-se que envolvimento dos consumidores com os objetos e/ou personagens por eles representados funcionam como símbolos materiais em muitos casos de características que eles gostariam de ter, de como se percebem (self) e momentos que desejam reviver da sua infância. Os aspectos relacionados ao produto atuam como motivadores para o consumo, buscando os consumidores na aquisição à repetição destes sentimentos, sendo que o ato de colecionar permite a geração de um sentimento de pertencimento e referência, a partir do momento em pode se relacionar com outros grupos para os quais é referência devido a coleção.


Palavras-chave


Symbolic consumption; Adults Toys Consumption; Emotions

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n3p228-240

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