Competências gerenciais importantes em uma organização hospitalar

Carlos Costa, Viviane Rossato Laimer, Rejane Tereza Cattapan Piovesan, Elenise Abreu Coelho

Resumo


Resumo

As competências gerenciais têm papel fundamental no desempenho e funcionalidade de diferentes tipos de organizações, tornando crucial sua identificação, para que se mantenham competitivas no mercado de trabalho. Com base na autoavaliação de gestores hospitalares, o presente estudo procurou identificar as competências gerenciais mais importantes nesta força de trabalho. Quarenta e dois entrevistados foram solicitados a classificar 20 habilidades gerenciais em ordem de importância. Os dados foram submetidos à análise da variância, utilizando-se o teste de Kruskal-Wallis e as médias de tratamentos separadas pelo teste de Dunn (P ≤ 0,05). As cinco competências gerenciais classificadas como mais importantes foram: comunicação, liderança, comprometimento, responsabilidade social e empreendedorismo. Estas habilidades permitem melhores interações dentro da equipe de gestão e em todos os setores organizacionais, e além de facilitarem a consecução dos objetivos estabelecidos, ajudam no desenvolvimento do indivíduo e do grupo como um todo, oferecendo flexibilidade no trato das idiossincrasias dos membros da organização por meio de processos de comunicação que incentivam o maior comprometimento com a organização.

 

Palavras-chave: Competências gerenciais. Organização hospitalar. 


Palavras-chave


Managerial competencies; Competencies development; Hospital

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p45-55

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