Co-Autoria em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade no Brasil: Uma Década em Análise
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p1-28Resumo
Uma das principais tendências verificadas nos últimos anos é o aumento da colaboração científica, caracterizada pela co-autoria. Muitos autores destacam a importância do tema e indicam o crescimento da co-autoria na produção acadêmica. Entretanto, em âmbito nacional, nenhum trabalho considerou a análise de co-autoria no campo da Administração. Com base nisso, este estudo, de caráter bibliométrico, analisou os artigos publicados em co-autoria nos anais dos congressos promovidos pela ANPAD no período entre 2001 e 2010, perfazendo 12 eventos: 10 Encontros da ANPAD (EnANPAD) e 2 Encontros de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ). Ao total foram investigados 778 trabalhos. De uma forma geral, nota-se que grande parte dos trabalhos conduzidos em Administração no Brasil, na última década, utiliza a co-autoria. Quanto ao formato dos artigos, observa-se que a co-autoria prevalece nos estudos empíricos, enquanto os estudos teóricos são desenvolvidos, em sua maioria, por um único autor. No caso dos trabalhos teóricos, elaborados em co-autoria, nota-se, em média, um número menor de autores do que em trabalhos empíricos. Dentre os empíricos realizados em co-autoria, também há diferenças significativas, sendo que os trabalhos quantitativos apresentaram uma média de autores superior a dos artigos qualitativos. Também foi realizada uma análise da rede formada pelas 197 IES identificadas, fazendo considerações sobre a sua densidade, distância geodésica média, centralização e proximidade entre os elos. Acrescido a estas análises, discussões e considerações a respeito da co-autoria em Administração também são apresentadas no artigo. Sugestões de pesquisas futuras são propostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Os artigos publicados pela RAIMED estão disponíveis sobre a licença CC-BY, permitindo o livre compartilhamento, desde que seja referenciada e reconhecida a autoria do trabalho e sua publicação neste periódico. Conforme:
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.