A imagem de profissões da saúde sob a perspectiva do marketing

Claudiney Luís Ferreira, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Gustavo Quiroga Souki

Resumo


O objetivo deste trabalho foi comparar a percepção da imagem da profissão de farmacêutico com outras profissões da área da saúde, sendo a imagem analisada em quatro dimensões: cognitiva, funcional, simbólica e emocional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas envolvendo diversos stakeholders para avaliar a imagem do farmacêutico e análise de estudos de imagem da profissão de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Os resultados indicam que para a dimensão funcional não há uma imagem específica do farmacêutico quanto aos aspectos tangíveis, quando comparado às demais profissões pesquisadas. Para a dimensão cognitiva, os resultados apontam que não existe uma percepção clara do que consistem as profissões e nem de suas atribuições. Na dimensão emocional a imagem das profissões diz respeito às emoções evocadas antes, durante e após a prestação de um serviço com predominância para as emoções positivas. A dimensão simbólica mostrou que as profissões são representações assistencialistas. Para a sociedade somente o médico é visto como referência quando se trata do cuidado à saúde.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n3p343-355

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