“Saiu para a Entrega”: Prazer e Sofrimento no Trabalho de Entregadores por Aplicativos

Marcos Vinícius Martins Maciel, Luis Eduardo Brandão Paiva, Rafaela de Almeida Araújo, Tereza Cristina Batista de Lima

Resumen


Esta pesquisa teve como objetivo investigar as causas de prazer e sofrimento de entregadores de aplicativos. O estudo destaca-se por fomentar a compreensão do contexto de trabalho que dá origem às principais causas de adoecimento físico e mental dos entregadores por aplicativos, fornecendo subsídios para a psicodinâmica do trabalho, pela construção e análise da demanda e pelo atendimento diante do aumento desse grupo de trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 11 entregadores por aplicativos. O roteiro de entrevistas foi inspirado na Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho e na Escala de Avaliação dos danos relacionados ao trabalho ambas pertencentes ao inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento, elaborado por Mendes e Ferreira (2007). Os resultados apontam que o trabalho proporciona prazer e sofrimento, embora sobressaiam situações em que os entregadores exponham sentimentos de sofrimentos associados à atividade que realizam. As principais motivações são sobrevivência e ausência de burocracia para iniciar a atividade, ainda que não ocorram direitos e garantias trabalhistas. Os danos causados pelo trabalho estão relacionados ao alto custo emocional, falta de motivação, vontade de desistir da atividade, solidão e dores no corpo e na cabeça. Este estudo contribui para o campo científico do prazer e sofrimento do trabalho, enfatizando que existe a necessidade de políticas públicas para uma formalização nessa categoria de trabalho para garantir as suas necessidades básicas.


Palabras clave


Prazer; Sofrimento.;Trabalhadores por Aplicativos.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2022.v12i2.4722

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