O Papel do Orçamento em Empresas Varejistas do Rio Grande Do Sul no Contexto da Pandemia de Covid-19

Caroline da Rosa, Ronie Elton Gabbi, Maria Margarete Baccin Brizolla, Argemiro Luis Brum, Daniel Knebel Baggio

Resumo


O orçamento é um artefato que expressa os objetivos organizacionais e que pode ser utilizado para múltiplas funções. A pandemia de covid-19 trouxe às empresas a necessidade de adaptação e de reorganização de processos para que pudessem ser mantidas as suas atividades. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar a percepção de gestores de empresas varejistas do Rio Grande do Sul sobre o papel do orçamento empresarial nos primeiros meses da pandemia de covid-19. Um estudo de campo foi realizado com uma amostra de empresas associadas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria/RS. O instrumento de coleta de dados foi um questionário eletrônico composto de questões estruturadas (múltipla escolha e escala likert) e não estruturadas. Os dados foram analisados pelos valores percentuais gerados pelo aplicativo Google Forms, à luz da literatura sobre o orçamento empresarial, com ênfase nas características do artefato, potencialidades e limitações. Os resultados apontaram que, na percepção dos gestores, o orçamento foi uma importante ferramenta para a tomada de decisões, mas pode ser melhor utilizado como instrumento de planejamento, de controle e de diálogo nas organizações.

 

Palavras-chave: orçamento empresarial, varejo, planejamento.


Palavras-chave


Orçamento empresarial. Varejo. Planejamento.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2023.v13i1.4615

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