Principles to Leadership Valuation (PLV): uma ferramenta estratégica de feedback aplicada à uma instituição de ensino superior do estado de São Paulo, Brasil

Leticia Franco Martinez, Patricia Rodrigues Miziara Papa, Valéria Tomás de Aquino Paracchini, Thiago Henrique de Moraes

Resumo


Este trabalho apresenta uma ferramenta de feedback, chamada de Principles to Leadership Valuation (PLV), e, por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa, traz a análise dos resultados de sua aplicação em uma instituição de ensino superior (IES). Para tanto, a solicitação de autoavaliação por parte dos coordenadores de curso e respostas de um formulário on-line de percepção da PLV foi a solução encontrada pela instituição que vivia o momento de isolamento social. O principal objetivo deste estudo foi apresentar a PLV como um agente capaz de contribuir para a efetiva aplicação do feedback em uma IES e gerar resultados que apontem o nível de maturidade profissional do avaliado e indiquem o comportamento desejado para o seu gestor. A partir dela, é possível obter relatórios sobre o perfil de liderança dos avaliados, considerando o seu nível de comprometimento e competência. As vantagens são: usabilidade, instantaneidade, minimização da subjetividade, sintetização dos indicadores-chave e parametrização para a conversa presencial. O momento de crise gerado pela pandemia colaborou para tornar a PLV um instrumento realista que considera as variáveis ambientais, as quais podem influenciar diretamente no comportamental das pessoas.


Palavras-chave


Liderança Situacional; Feedback; Ensino Superior; Gestão Educacional

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i2.4392

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