Compartilhando Informações em Grupos: A Aceitação e o uso do Aplicativo de Mensagens Instantâneas Whatsapp

Daiane Lindner Radons, Mauri Leodir Löbler

Resumo


WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no mundo e possibilita a criação de grupos para diferentes propósitos. Assim, investigar as motivações intrínsecas do indivíduo para o uso dessa mídia social pode colaborar no entendimento do comportamento online. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo verificar a influência da participação em grupos na aceitação e na intenção de usar o WhatsApp. Para tanto, foi realizada uma survey com discentes de uma instituição de ensino superior. Foram utilizados dois modelos teóricos: o da teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia II – UTAUT II (Venkatesh, Thong, & Xu, 2012) e o nível de participação em grupos (Bronstein et al., 2016). Os resultados demonstraram que a participação em grupos influencia positivamente a expectativa de desempenho, a influência social, a motivação hedônica e o hábito. A intenção de uso do WhatsApp é impactada, de forma positiva, pela expectativa de desempenho, expectativa de esforço, motivação hedônica e hábito.


Palavras-chave


Participação em grupos; Aceitação de tecnologias; Uso de tecnologias

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4216

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