Ética e Integridade Corporativa: Análise em uma Empresa Multinacional

Ernani Baier, Rejane Maria Alievi, Ingridi Vargas Bortolaso

Resumo


O objetivo da pesquisa foi de analisar o entendimento de empresa do segmento de pequenas e médias empresas sobre a importância da integridade corporativa no ambiente organizacional e verificar a geração de valor. A metodologia constituiu-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e caráter exploratório, empregando-se análise documental e entrevistas em profundidade com a direção, gerência, supervisores e colaboradores da indústria do tabaco, abrangendo áreas de gestão da empresa do estudo de caso. O questionário semiestruturado utilizado nas entrevistas foi dividido em quatro blocos. Buscou-se investigar a gestão estratégica e vantagens competitivas; aspectos relacionados à ética, integridade e governança corporativa, capital reputacional e geração de valor. Os resultados obtidos possibilitaram identificar que a utilização de boas práticas gerenciais, bem como um direcionamento estratégico voltado para a condução de negócios com ética e integridade, contribui para a geração de valor e a permanência no mercado de atuação da organização.


Palavras-chave


Integridade corporativa; programa de integridade; capital reputacional; geração de valor

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i1.3454

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