Comportamento do consumidor para a aquisição de produtos licenciados de personagens infantis: um estudo qualitativo

Autores

  • Luciana Maria Bohn Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n2p83-100

Resumo

O mercado de produtos licenciados está presente em vários segmentos, em todas as classes sociais e todas as faixas etárias. Este artigo, elaborado através de pesquisa qualitativa, tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor relacionado a produtos licenciados com personagens infantis, consumidos pelas crianças e adquiridos pelos pais. Observou-se que as informações coletadas nos três campos: revisão teórica, pesquisa com agente licenciador e com consumidores, demonstram que os pais são influenciados pelos seus filhos, mesmo que muitas vezes imponham limites em relação ao que poderá ser adquirido, e geralmente estão associadas ao custo x beneficio. Neste estudo fica evidente que, tanto agenciadores como consumidores entendem claramente o papel do produto licenciado, sendo os mais relevantes aqueles que contribuem à criação da fantasia no universo infantil.

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Biografia do Autor

  • Luciana Maria Bohn, Universidade de Caxias do Sul
    Especialista em Estratégias de Marketing (UCS). Atua no Departamento de Marketing da Tramontina (RS).
  • Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração
    Doutor em Administração (UFRGS), Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UCS)

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos