Comercialização de produtos da agricultura familiar: um estudo de caso em Passo Fundo – RS
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v2n3p151-157Resumo
A Feira do Produtor, que ocorre na antiga estação ferroviária de Passo Fundo, RS, é a mais importante do município, tanto pelo número de feirantes como pelo de consumidores. Apesar disso, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado. Este estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a estrutura organizacional da feira, de_ nir as preferências dos consumidores e os principais atributos percebidos e valorizados pelos clientes. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, um aplicado a todos os 58 feirantes e outro, a 471 consumidores que _ zeram compras nos dias estudados. As hortaliças são os produtos mais comercializados, vendidos por quase 50% dos feirantes. Cerca de 86% dos consumidores fazem compras na feira uma vez por semana e 61% deles têm preferência pelo sábado, com valor médio de consumo de R$ 25,94. A higiene e limpeza constituem preocupação comum para feirantes e consumidores. Pelo número de pessoas que frequentam a feira e pela multiplicidade de artigos nela postos à venda, a Feira do Produtor de Passo Fundo tem potencial de se tornar um evento de dimensão superior à atual, desde que supere as limitações de limpeza, localização, preço e divulgação, entre outros problemas apontados pelos feirantes e consumidores.
____________________
Termos para indexação: Feira de Produtores. Grãos. Vegetais. Frutas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista de Administração IMED - RAIMED, editada pela Faculdade Meridional - IMED, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Meridional - IMED e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Os artigos publicados pela RAIMED estão disponíveis sobre a licença CC-BY, permitindo o livre compartilhamento, desde que seja referenciada e reconhecida a autoria do trabalho e sua publicação neste periódico. Conforme:
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.