O cinema como modelo de treinamento: um estudo empírico em alunos de Pós-Graduação em Administração (Lato-Sensu)

Autores

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Carlos Silva Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Jamerson Vieqas Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elvis Silveira Martins Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n1p54-67

Resumo

Este artigo analisa as preferências e perspectivas de alunos de pós-graduação em administração (Lato-Sensu) acerca de mediadores cinematográficos em processos de treinamento baseando-se em fundamentos cognitivos. Em formato empírico, a metodologia baseou-se em um caráter descritivo, de cunho quantitativo, pela aplicação de um questionário semiestruturado. Verificou-se que o alunado pesquisado optou pelo gênero Drama como preferido, provavelmente, segundo a literatura, pelo apelo emocional. Em contrapartida, o tipo de filme Documentário teve preferência do alunado na utilização em treinamentos. Apesar de filmes serem muito utilizados nos ambientes educacionais, torna-se evidente a não existência de estudos sistemáticos quanto à criação de métodos específicos para uso deste recurso.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Henrique Silva de Souza, Universidade Federal de Alagoas
    Graduando em Administração.
  • Antonio Carlos Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas
    Doutor em Psicologia. Professor Associado. Departamento de Administração
  • Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Administração. Professor Adjunto do Departamento de Administração.

  • Jamerson Vieqas Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutor em Engenharia de Produção. Professor Adjunto. Departamento de Engenharia de Produção.
  • Elvis Silveira Martins, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Administração e Turismo. Professor Adjunto. Departamento de Administração e Turismo.

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Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos