Comprometimento Organizacional em uma IES Comunitária

Kátia Raquel Oliveira da Silva, Shalimar Gallon, Ana Paula Pessotto

Resumo


Este estudo busca relacionar o perfil dos técnicos administrativos de uma Instituição de Ensino Superior com as dimensões do comprometimento organizacional propostas por Meyer e Allen (1993). A pesquisa quantitativa ocorreu por meio de um questionário estruturado aplicado a 143 empregados de uma Instituição de Ensino Superior. Para a análise dos dados, utilizaram-se métodos multivariados, com testes estatísticos descritivos, Alfa de Cronbach, análise fatorial e coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados revelaram empregados comprometidos organizacionalmente na dimensão normativa com associação linear baixa, o que não permite afirmar que o comprometimento é normativo. Identificaram-se relações positivas e negativas significativas entre comprometimento organizacional afetivo com a escolaridade, função gratificada e cargo. Já o comprometimento organizacional normativo se relacionou positiva e significativamente com tempo de empresa e, negativamente, com função gratificada. Não foram encontradas relações positivas no comprometimento instrumental com as variáveis analisadas, apenas relações negativas com escolaridade e cargo.


Palavras-chave


Comprometimento organizacional. Dimensões do comprometimento. Instituição de Ensino Superior. Técnicos Administrativos.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p336-358

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