Celebridade, Empreendedora e Estética: Representações das Feminidades na Revista Exame

Renata Monteiro Martins, Vitória Rezende Lopes, Ingrid Souza de Oliveira, Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros

Resumo


Nosso objetivo é analisar as representações veiculadas na mídia sobre as mulheres no mercado de trabalho, sob a perspectiva do pós-feminismo. Para isso, realizamos uma pesquisa documental na versão eletrônica da Revista Exame, utilizando o método de análise semiótica, conforme proposto por Peirce (2008). Os resultados apontam que, nas representações da revista analisada, as mulheres ocupam diferentes posições dentro das organizações, sendo aquelas bem-sucedidas representadas por mulheres brancas, de classe alta e que, ainda, são vistas como modelos a serem seguidos por aquelas que desempenham funções subalternas. Os resultados apontam ainda que, apesar de encontrar mulheres que conquistaram cargos de alto escalão, a maioria delas lida com a discriminação de gênero e a dupla jornada de trabalho.


Palavras-chave


representações sociais; gênero; subjetividades; feminidades; pós-feminismo

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p70-92

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