A percepção dos servidores técnico-administrativos da UFSM, campus de Frederico Westphalen, quanto à efetividade dos cursos de capacitação da instituição na atividade laboral

Marcelo Augusto Sapper, Daniel Arruda Coronel

Resumo


Este trabalho objetivou analisar a efetividade dos cursos de capacitação promovidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em relação à atividade laboral de seus servidores técnico-administrativos, lotados no campus de Frederico Westphalen-RS. Nesse sentido, buscou-se identificar os cursos de capacitação promovidos pela referida universidade, verificar as principais características do seu processo de capacitação, e ainda, verificar a percepção dos seus servidores técnico-administrativos quanto à aplicabilidade e utilidade dos referidos cursos. No que concerne aos aspectos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se por ser do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, enquadrando-se como um estudo de caso, cujos dados foram obtidos, principalmente, por meio da aplicação de questionários. Os resultados deste trabalho evidenciam que os cursos de capacitação promovidos pela UFSM aos seus servidores técnico-administrativos, lotados no campus de Frederico Westphalen, são pouco efetivos em relação às atividades laborais desempenhadas pelos referidos servidores, principalmente no que se refere à melhoria da eficiência na execução das atividades administrativas, além do que os conhecimentos adquiridos são pouco utilizados nas atividades laborais.  Verifica-se ainda que, apesar de a UFSM possuir um processo de treinamento estruturado, baseado principalmente no levantamento das necessidades de capacitação de seus servidores (LNC), outros fatores podem impactar na promoção dos seus cursos de capacitação, tais como a disponibilidade ou não de instrutores, a distância entre as unidades universitárias descentralizadas e a sede, a variedade de setores e cargos que demandam capacitação, além da limitação de recursos orçamentários. Desse modo, foram identificados alguns aspectos dos cursos de capacitação promovidos pela UFSM que podem ser aperfeiçoados, como, por exemplo, o treinamento de integração e a promoção de cursos mais específicos, de forma que as informações transmitidas pelos referidos cursos possam efetivamente impactar positivamente nas atividades laborais dos servidores técnico-administrativos participantes dos mesmos.


Palavras-chave


Administração Pública. Treinamento. Cursos de Capacitação.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p72-90

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