Percepção de Valor através da Técnica Laddering: Uma Análise dos Corredores Amadores

Autores

  • Wagner Júnior Ladeira Faculdades Senac-RS
  • Rafael Mendes Lübeck Faculdades Senac-RS
  • Fernando de Oliveira Santini Faculdades Senac-RS
  • Pedro Lessa Faculdades Senac-RS

DOI:

https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v2n1p18-34

Resumo

O segmento de materiais esportivos de corrida vem crescendo tanto em número de consumidores quanto em volume de vendas e o entendimento da relação atributos/valores que levam ao consumo neste segmento torna-se importante. Com base nos estudos que relacionam atributos/valores o presente artigo teve como objetivo identificar a percepção de valor de corredores amadores com relação ao consumo de produtos e serviços esportivos. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo como método de coleta e análise de dados a técnica laddering. A pesquisa foi desenvolvida com corredores amadores na cidade de Porto Alegre-RS. Constatou-se nesta pesquisa que as estratégias de mercado para aumento de vendas e obtenção de market share das empresas da indústria esportiva devem passar, necessariamente, por investimentos focados em proporcionar experiências para o público em estudo. Experiências estas que contemplem seus valores pessoais como alegria, amizade, autoestima, bem-estar, disciplina, diversão, equilíbrio, lazer, liberdade, prazer, qualidade de vida e saúde.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Júnior Ladeira, Faculdades Senac-RS
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem mais de cinquenta artigos publicados em períodicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing, gestão da tecnologia e produção, projeto de pesquia, finanças e administração de serviços.
  • Rafael Mendes Lübeck, Faculdades Senac-RS
    Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor/pesquisador na Faculdades Senac Porto Alegre trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor, marketing e inovação. Atua também como professor de graduação e pós-graduação na área de Administração e de Marketing nas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é revisor da Revista Gestão & Planejamento e do Journal of Research in Economics and International Finance. Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.
  • Fernando de Oliveira Santini, Faculdades Senac-RS
    Está cursando Doutorado em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG e da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.

Publicado

2012-07-15

Edição

Seção

Artigos