USO DA MATRIZ GUT COMO FERRAMENTA VOLTADA PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE AÇÕES VOLTADAS PARA A GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES (GRD)
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2024.v13i2.5152Palavras-chave:
Gestão de riscos de desastres, mitigação de riscos, matriz GUT.Resumo
No Brasil, o processo de expansão urbana ocorreu de maneira desordenada, levando a população mais vulnerável a buscar locais suscetíveis a desastres para moradia. Juiz de Fora, é uma das principais cidades brasileiras que sofrem com este cenário, haja vista que detém cerca de ¼ de sua população residindo em áreas de risco. Devido a isso, é necessário repensar as formas de realizar a gestão de risco de desastres nas cidades. O objetivo deste estudo, é apresentar a matriz GUT como uma ferramenta de gestão importante para minimizar os impactos dos desastres. A aplicação desta ferramenta permitiu à Defesa Civil de Juiz de Fora atingir seus maiores valores de vistorias preventivas, possibilitando uma redução de mais de 75% no volume de interdições de edificações, devido a desastres, já no primeiro ano de aplicação. Com essa ferramenta, também é possível definir prioridades para intervenções estruturais em áreas de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.