Mobilidade em Regiões Metropolitanas (RM’s), um estudo de caso aplicado à cidade de Salvador e RM, Bahia, Brasil

Kaíc Fernando Ferreira Lopes, Adriana Marques Rossetto, Rosali Braga Fernandes

Resumen


O objetivo deste artigo é destacar aspectos da mobilidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), relacionando-os com informações socioeconômicas da população. Assim, o estudo utilizou dados da Pesquisa de Origem e Destino (O/D)do Governo da Bahia, verificando a característica das viagens e padrões de deslocamento na RM. É possível observar por exemplo, que as mulheres andam menos de transporte individual motorizado (48,5%) enquanto o gênero masculino perfaz 51,5% das viagens. Também identifica-se um percentual significativo (36,2%) de transporte não motorizado (a pé) sendo que nesta categoria aumenta a utilização a medida em que reduz o indicador de renda. Este resultado também é encontrado em relação ao transporte público, entretanto, em relação ao transporte individual motorizado se observa o contrário, sendo que sua utilização aumenta e função do aumento da renda. No conjunto das viagens predominam as com destino a Salvador em um padrão de fluxo pendular casa-trabalho/estudo.


Palabras clave


Região Metropolitana de Salvador; Mobilidade; Padrões de mobilidade urbana

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DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2023.v12i1.4950

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ISSN 2318-1109

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