A construção enxuta e gestão sustentável de documentos e obras na construção civil com o uso do QR-code
DOI:
https://doi.org/10.18256/2318-1109.2021.v11i2.4623Palavras-chave:
Gestão SusteGestão Sustentável, QR-Code, Códigos, Gestão na Construção Civil, Ferramentas de Gestãontável, Ferramentas de GestãoResumo
Faz-se necessária a proposição da discussão sobre o uso de ferramentas de gestão de forma a agilizar e organizar os processos de produção dentre o mundo organizacional, bem como auxiliar nos conceitos de sustentabilidade. Onde é cada vez mais importante a assertividade e rapidez na gestão dos projetos de uma empresa. O artigo apresenta o uso da ferramenta de códigos o QR-Code dentro deste cotidiano, abordando a influência das inovações tecnológicas nos novos processos de interação com o ciberespaço ao observar as mutações que ocorrem na relação entre usuário e ambiente digital. De modo mais específico, o estudo faz uma análise sobre como a inserção dos códigos QR em duas empresas do ramo de Construção Civil, uma das áreas de maior influência econômica e de empregabilidade no Brasil, pode beneficiar a comunicação estratégica, a eficácia e rendimento econômico do produto final de forma sustentável e ágil. A abordagem metodológica trabalha com a revisão bibliográfica, bem como a análise qualitativa dos dois estudos de caso. Como resultados obtidos neste breve estudo, observou-se a melhoria e agilidade dentro da gestão da informação e comunicação entre escritório e obra, gerando economia, confiabilidade e aumento de qualidade e produtividade na construção. Com isso, apresenta-se uma ferramenta de fácil replicabilidade dentro do campo da gestão, independente do setor a ser empregado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na arqimed, editada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Atitus Educação.