Design Thinking: solução para o projeto de uma lixeira com o uso da fabricação digital

Carla Dalla Corte, Daiza Lauermann Jorge Medeiros, Felipe Buller Bertuzzi, Letícia Regina Lorenzi, Maíne Wendpap, Marcos Vinícius de Lima, Andréa Quadrado Mussi

Resumen


A velocidade da informação consequente da produção global em abundância faz com que seja necessário pensar e agir rápido para que haja um retorno positivo à sociedade. É nesse contexto que surge o Design Thinking, metodologia responsável por nortear o processo de uma ideação a partir de uma abordagem ordenada e colaborativa, visando o fomento da prática criativa e a confecção de protótipos para a validação da ideia. Descobre-se, a partir de uma problemática, a necessidade de intervir com algum tipo de solução, desde a sua descoberta até a sua idealização. Além de desenvolver produtos e serviços, essa forma de ideação também possibilita a interação entre estudantes nas práticas escolares, a fim de gerar a experimentação a partir de diferentes formas de aplicação. A fabricação digital a partir de softwares paramétricos possibilita a prototipagem de ideias pré-definidas, a fim de passar para uma futura validação. Tão importante quando a programação, está a validação do usuário frente a confecção de protótipos, artifício indispensável para a confirmação da ideia. Nesse contexto, o presente artigo apresenta a aplicação dos métodos do Design Thinking para a confecção de uma lixeira, levando em consideração o processo de ideação colaborativa em uma disciplina de mestrado; a modelagem 3D no software Rhinoceros com o plug-in de design paramétrico Grasshopper para, em seguida, a realização da prototipagem e a confecção do produto em tamanho real. O processo serviu para averiguar a efetiva validação do uso ao qual se destina. Enquanto inicialmente se pensou na automação da lixeira para facilitar a sua utilização, o feedback com usuários atestaram que isso não seria necessário, servindo como retorno aos desenvolvedores da atividade, auxiliando o processo de criação. Assim, pôde-se incorporar diferentes estratégias que, interligadas, buscaram suprir as necessidades dos usuários ao confeccionar uma lixeira a partir de soluções rápidas, com resultados estéticos e funcionais satisfatórios.


Palabras clave


Design Thinking; Fabricação digital; Prototipagem rápida

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DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2022.v11i1.4370

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